Estabilidade de câmera é tudo quando se trata de captar belas e profissionais imagens.
E como conseguir isso e ainda ter mobilidade para fazer a captação da forma que você precisa?
É aí que entra o gimbal.
Um gimbal é um suporte articulado que permite a rotação de um objeto em torno de um eixo. A maioria dos gimbals será de dois ou três eixos (esse último é bastante superior, mas muito mais caro).
Para os cineastas, gimbals de três eixos portáteis são usados em sistemas de estabilização, pois conferem ao operador da câmera a possibilidade de gravar de forma manual, mas sem a trepidação da câmera.
Quando falamos sobre gimbals, muitos termos vêm à tona para entender como eles funcionam, como eixos de inclinação, rotação ou guinada. Eles se referem aos pontos que permitem que o gimbal se estabilize.
O eixo de inclinação é o movimento para cima e para baixo da sua câmera; o eixo de rolagem refere-se ao movimento que parece estar em um barco na água; já o movimento da esquerda para a direita ocorre em torno do eixo de guinada ou do eixo panorâmico. É usado para capturar objetos que se movem horizontalmente, como em uma cena panorâmica ou de perseguição.

E como um gimbal funciona?
Gimbals trabalham em conjunto: possuem três círculos montados com eixos pivotantes ortogonais, o que permite que um objeto montado no gimbal mais interno permaneça independente da rotação de seu suporte, como uma câmera.
Não faz muito tempo, takes cinematográficos épicos eram feitos com a ajuda de lanças, guindastes e carrinhos. Agora, basta uma mão e um gimbal e um cineasta solitário pode realizar movimentos do calibre de Hollywood.
No entanto, apenas comprar um gimbal não significa uma boa cinematografia, é preciso aprender a usá-lo e conhecer as possibilidade que ele permite. Selecionamos abaixo alguns tipos básicos de cena que você consegue fazer utilizando um gimbal, confira!
Seguir
Mantenha sempre a mesma distância do objeto e, para a iteração mais clássica, mantenha o objeto no centro do quadro. Você pode experimentar ângulos mais baixos para alterar o tom da cena.
Seguir Reverso
Isso mesmo, seguir o objeto pela frente enquanto caminha para trás.
Revelação aos poucos
É quase uma coreografia sutil, onde primeiro, você apresenta sua localização e, em seguida, o objeto principal, fazendo com que ele entre no quadro enquanto você o segue.

Seguir Lateral
Pode parecer o mesmo que Seguir e Seguir Reverso, mas se você andar de lado e seguir o objeto, o movimento vai parecer muito mais acidentado. Em vez disso, enquadre o take girando a câmera para a esquerda ou para a direita e andando para a frente.

Revelação de foco suave
Enquadre o objeto, bloqueie o foco no quadro e mova para trás. Comece o take como um enquadramento amplo e caminhe em direção ao objeto até que ele esteja em foco.
Drone Falso
Até simular a imagem de um drone é possível com um gimbal. Comece perto do objeto em uma distância focal ampla. Então, enquanto caminha constantemente para trás, levante o gimbal o mais alto possível.
