O que é luz difusa?


Quem trabalha no meio do cinema ou de produção de conteúdo para a internet, com certeza já ouviu o termo “luz difusa” por aí, geralmente em algum post sobre dicas de filmagem.

Mas o que é, exatamente, essa tal luz difusa?

Antes de tudo, é preciso entender o conceito básico de iluminação: quando a luz atravessa o ar, ela bate em qualquer partícula que esteja em seu caminho. Cada partícula muda a direção e disposição da luz. Além disso, quanto mais forte e mais próxima a fonte de luz está do objeto, mais detalhes você verá na câmera.

Quando há qualquer coisa no caminho da luz, os fótons se espalham e gastam mais energia do que se estivessem viajando sem nenhum empecilho. A fonte de luz torna-se menos intensa à medida que cada fóton se torna menos eficiente em sua capacidade de transportar informações sobre o objeto para a câmera. Este efeito será ainda mais aparente se o ar estiver cheio de neblina ou fumaça, por exemplo.

O mesmo acontece se você colocar um tecido entre a luz e o objeto. Quanto mais difícil for enxergar do outro lado, mais impacto terá em como a luz vai atravessar esse caminho.

How to Diffuse Light in 4 Easy Ways – ShootDotEdit

Por que usar luz difusa?

A luz difusa permite enxergar com menos clareza o objeto em questão. Isso faz com que prestemos menos atenção às pequenas falhas e volte nosso foco apenas no que se tem de melhor na cena. E, no final das contas, é a beleza o que mais vende.

Mas um dos principais pontos a favor da luz difusa é que, ao fazer um filme, a ideia é que o espectador se esqueça de que está vendo uma produção e mergulhe na história. A luz difusa ajuda a camuflar de onde está vindo a fonte de luz, criando um ambiente mais natural e evitando as sombras estranhas que a luz direta produz. Essas sombras pouco naturais podem encobrir partes importantes de uma cena, como a expressão no rosto de um ator.

A luz direta também é mais limitada para atingir as áreas ao redor do objeto principal, muitas vezes criando espaços escuros. Já a luz difusa consegue chegar em cada canto da cena, iluminando tudo com delicadeza e na medida certa, criando ambientes mais naturais, ou seja, muito mais convidativos para o público.

E você, como costuma usar luz difusa nas suas produções?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.