O que é LUT e para que serve?
A gente sabe que todos os detalhes escolhidos para um filme, desde ângulo da câmera, o local, a trilha sonora e também a iluminação, são como instrumentos de uma orquestra que, juntos, ajudam a transmitir os sentimentos e sensações desejados para o público.
Falando especificamente de cores e texturas, nem sempre é fácil conseguir o efeito que se deseja na hora da filmagem ou numa edição simples. E é aí que entra o LUT.
LUT (sigla para Lookup Table) é uma matriz predeterminada de números que fornece um atalho para um cálculo específico. No caso da gradação de cores, um LUT transforma os valores de entrada de cor (câmera) em seus valores de saída desejados (gravação final). Ou seja, LUT é como se fosse um filtro, mas feito de forma eletrônica que consegue alterar a cor original da imagem capturada pelo sensor da câmera por outra cor ou correção desejada.
Existem dois tipos de LUT, o Técnico (ou de Correção) e o Criativo (ou de Efeito). O LUT Técnico visa colocar a imagem dentro de um espaço de cor determinado, e pode ser muito útil quando se trabalha com várias câmeras, por exemplo, e você precisa padronizar todos os espaços de cor e gamma para manter a uniformidade.
Já o LUT Criativo é utilizado para inserir um padrão pré-estabelecido na imagem de looks e texturas, ideal quando o filme tem uma narrativa própria de cores.