O que é desenho de som ou Sound Design


Você já parou para pensar em como o design de som é tão, ou mais, importante quanto os aspectos visuais?

Claro que esse último chama bastante atenção, mas o design de som tem uma importante contribuição em criar uma experiência única para o telespectador e inseri-lo na história.

Quanto mais realista for o som, mais o telespectador consegue “entrar” na história. Porém, nem sempre a captação do som original de um determinado evento traz esse efeito realista para a cena.

Por exemplo, em muitos filmes, quando ouvimos um barulho de chuva caindo lá fora, na verdade, é o som de bacon sendo frito em uma frigideira. Esse som é “fabricado” porque gera uma experiência mais realista no filme do que o som da própria chuva, e desperta as emoções desejadas.

Quanto mais realista o design de som, mais a audiência se sente dentro da cena, que é o principal objetivo. Mesmo que num nível subconsciente, o público aprecia o esforço para tornar a experiência o mais realista possível.

Portanto, detalhes como a velocidade do som, efeito Doppler, resposta de frequência e assim por diante devem ser cuidadosamente consideradas na sala de edição.

Um exemplo de filme com incríveis opções de edição de som é o filme vencedor do Oscar, Sound of Metal. É uma história sobre um baterista que perde a audição e aprende a lidar com sua nova maneira de viver. Algo longo do filme, alternamos entre pontos de vista ou, para ser mais acurado, entre pontos de audição. Às vezes ouvimos tudo do ponto de vista de Ruben, às vezes do ponto de vista de um observador, e outras vezes sentimos o barulho com o qual o personagem principal lida.

Filme “Sound of Metal” vence em duas categorias do Oscar - Headbangers News

A pergunta que todo cineasta se faz: de quem é a perspectiva mais impactante para uma determinada cena? Em Sound of Metal, trata-se do que torna uma cena mais impactante ao escolher um ponto de vista auditivo.

Mas, claro, não há problema em ignorar a realidade às vezes. Por exemplo, tudo bem no caso de seriados como Friends ou Modern Family, pois não temos a expectativa de que tudo será perfeito. Mas o oposto é verdadeiro para um filme dramático. Nós gostamos quando sentimos um esforço extra para que a cena seja retratada da forma mais realista possível.

Então, da próxima vez que você trabalhar em um filme, pense em qual “ponto de vista auditivo” é mais interessante para uma determinada cena.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.