As iscas digitais ou “lead magnet” são uma maneira de atrair potenciais clientes em troca de alguma informação pessoal por um conteúdo online exclusivo, como e-books, atualizações de conteúdo, vídeos específicos ou material exclusivo.
Uma das principais informações é o e-mail do seu usuário. Assim, você poderá criar um mailing para ir mantendo contato, iniciar um relacionamento e ir ganhando a confiança. Isso para futuramente ele se tornar um cliente.
Mas obter simplesmente o e-mail gratuitamente é quase impossível. Então é necessário oferecer algo que gere interesse na troca, que não esteja disponível facilmente em outro lugar. O material oferecido deve ser:
relevante: o conteúdo deve atender as expectativas do usuário;
exclusivo: o material não pode estar disponível em outro canal ou meio;
específico: sobre um determinado assunto de domínio da empresa ou marca;
A troca de informações deve ocorrer de forma imediata, seja através de um download ou do envio do material por e-mail automaticamente. A demora pode gerar desinteresse no material ou sensação de falta de credibilidade da empresa.
A ferramenta é também um dos ponto de entrada do funil de vendas e do inbound marketing. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, confira “Como vídeos podem melhorar ações de inbound marketing” .
As iscas podem ser de diferentes tipos. Aqui separamos os cinco principais:
Vídeos
O vídeo é o formato que gera os melhores resultados. Isso porque são dinâmicos, interativos e já caíram no gosto popular.
Entretanto o roteiro e o conteúdo do vídeo deve ser planejado previamente. Vídeos muito curtos não são um material rico o suficiente para oferecer com isca digital. Aposte em videoaulas ou um webinar com materiais sobre determinado assunto na área que a empresa é referência e que envolvam expertise e dicas únicas.
E-books
O ebook é uma das iscas digitais mais populares, mas que já não agrada tanto os consumidores. Isso porque, muitas vezes, o conteúdo presente é o mesmo disponível em outros canais ou páginas.
Para se destacar, independente do número de páginas, o conteúdo aqui deve ser de grande importância para o usuário. Evite textos com muita enrolação desnecessários e foque no diferencial.
O formato mais popular é o pdf. Invista também em um material bacana, com um designer, e aposte em gráficos e imagens para validar as informações.
Pesquisas
A pesquisa é um tipo de isca que costuma atrair um bom número de usuários, interessados em seus dados, e faz a marca se tornar referência e ganhar credibilidade.
Aqui tanto o visual como as análises são de extrema importância.
Infográficos
O infográfico, como um meio de unir imagens e informações, é uma ótima opção para compilar dados extensos e complexos e torná-los mais didáticos e atraentes. E assim, atrair mais audiência para o seu site.
Listas
Apesar de seu conteúdo ser menos específico que os outros, as listas são ótimas iscas digitais quando ajudam o usuário a poupar tempo, se planejar ou alcançar algum objetivo. Tenha em mente que deve ser algo de valor para ele.