A importância do packshot para divulgar seus produtos


Conheça mais dessa técnica muito utilizada na publicidade!

Antes de mais nada: você sabe o que é um packshot? Em um primeiro momento, a expressão em inglês pode causar um estranhamento. Ao pé da letra, ela significa um clique fotográfico (shot) em um produto ou embalagem (pack). E, apesar da tradução ao pé da letra trazer o termo “fotográfico”, a técnica não é utilizada só na fotografia. O recurso é muito visto no audiovisual em especial em vídeos de publicidade, principalmente quando você precisa divulgar um produto.

 

Trata-se de uma cena em que há um close enfatizando bem o produto, sua embalagem e (ou) sua marca. Ela é geralmente usada em comerciais, no final do vídeo, e às vezes vem acompanhada de algum artifício de lettering ou locução que reforcem a marca e o slogan. Funciona para todos os tipo de produto, independente de tipo ou tamanho, como, por exemplo, uma embalagem de extrato de tomate ou um carro.

 

E por que um packshot é tão importante? Porque, mesmo que você consiga mostrar o produto no decorrer do vídeo, será muito difícil que o espectador visualize todos os detalhes do produto, os memorize e os reconheça na hora da compra. Um bom packshot irá te ajudar nessa missão.

 

Agora que você entendeu o que é e a importância desse recurso, você pode estar pensando: “É uma ceninha só. Deve ser super fácil fazer”. Grave engano. Às vezes leva-se mais tempo para produzir o packshot do que o restante do vídeo inteiro. Como é o momento de fixar seu produto na mente do consumidor seu produto precisa estar perfeito. E como há um close muito grande nele, qualquer imperfeição no enquadramento, no ângulo ou na luz, será muito perceptível. É tão importante e complexo que grandes marcas optam inclusive fazer o packshot na pós-produção com o uso de modelagem 3D.

 

No próximo artigo falaremos mais sobre dicas para você produzir um bom packshot em seu vídeo.

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.