2022 vem chegando ao fim e é hora de começar a pensar no planejamento estratégico para sua empresa a partir do ano que vem.
Como você pretende posicionar sua marca em 2023? Com quem quer comunicar e qual a mensagem que pretende passar? Quais as projeções para sua empresa no ano que vai começar?
Listamos aqui as 4 principais tendências de marketing digital para você incluir agora no seu planejamento e não perder nenhuma oportunidade em 2023:
Inclusão e responsabilidade social
Não tem como ser uma marca relevante e conquistar novos consumidores se a comunicação não estiver alinhada às pautas sociais mais importantes.
Vídeos com legenda para que pessoas com deficiência auditiva possam compreender e posts com descrição para auxiliar o entendimento de deficientes visuais são algumas das formas que sua marca tem se se tornar mais inclusiva.
Além disso, trazer nas campanhas pessoas de diferentes corpos, gêneros, etnias e credos, bem como se posicionar em relação à sustentabilidade e como sua empresa tem agido para causar menos impacto no meio ambiente são algumas maneiras de se manter atualizado e transmitir uma mensagem positiva e inlcusiva para o seu público.
Porém, de nada adiantar adotar tudo isso nas estratégias de marketing se o dia a dia da empresa não refletir essa realidade. Desde a escolha de um quadro de funcionários diverso, atendimento ao cliente com respeito e inclusão até os processos de produção/fabricação/vendas/descarte, tudo precisa estar alinhado verdadeiramente com essas questões. O marketing deve ser apenas um reflexo do que acontece dentro da empresa.
Influenciadores
O boom dos influenciadores digitais abriu as portas de um mercado gigantesco para as marcas.
O criadores de conteúdo criam uma verdadeira comunidade com o público que o segue, relação essa construída com base na afinidade, intimidade e confiança.
Assim, os influenciadores se tornam formadores de opinião dentro do seu nicho (ou até fora dele) e têm a capacidade de conversar com uma proximidade tão grande com aquele comunidade como nenhuma marca consegue fazer. Apesar do conceito de “garoto-propaganda” não ser exatamente uma novidade, o marketing de influência transforma os influenciadores em verdadeiros porta-vozes das marcas, que transferem sua credibilidade perante a audiência que o segue para as marcas que divulgam.
Vídeos
Todos os anos os vídeos aparecem como tendência de marketing para o próximo ano. Mesmice? De jeito nenhum. Os vídeos são tão relevantes hoje em dia que a questão não é se você deve apostar neles para sua estratégia de marketing em 2023, mas como e onde.
Cada plataforma tem seu tipo de vídeo específico, como os curtos no TikTok e Instagram, e os vídeos longos no YouTube. Vale estudar quais formatos de adequam mais ao seu público e o que você quer comunicar.
On e Offline
As experiências híbridas, que mesclam online e offline, vem ganhando cada vez mais força na estratégias de marketing. São experiências que permitem personalização, inovação e inclusão.
Uma pesquisa do Google realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 mostrou que 44% das empresas brasileiras já tinham apostado nesse modelo.