O Fashion Film é uma forma de comunicação audiovisual que transita entre o cinema e a moda. Pode-se dizer ainda que o Fashion Film tangencia o filme publicitário e a fotografia, mas não tem um gênero definido. Os vídeos, ou curtas metragens, não costumam ser extensos, tendo uma duração pequena, com no máximo cinco minutos.
Como um editorial em movimento, a estética visual e a roupa (principalmente) aparecem como protagonistas. Os acessórios, a composição cenográfica, os modelos, a maquiagem e a trilha sonora também tem um papel de destaque. A composição é até, muitas vezes, mais importante do que o roteiro (que pode ser não narrativo inclusive).
As produções variam sua forma de acordo com o realizador, o objetivo e a essência da marca. Uma das intenções do FF (Fashion Film) é transmitir uma experiência única e criativa ao público, principalmente através da internet. E com um apelo mais conceitual, cada produção é única e não precisa seguir padrões conceituais.
Como a tendência de vídeos cresce em todos os meios e áreas, os Fashion Films vêm crescendo e se tornando uma tendência no meio da moda. O conteúdo audiovisual se torna uma alternativa aos desfiles de modas e catálogos estáticos, já que são mais dinâmicos e se identificam com um público antenado nas tendências. O conteúdo também acaba sendo mais abrangente e transmite não só uma mensagem, mas o conceito da marca, de forma exclusiva e autêntica.
Os FF não são uma novidade, mas têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos, variando desde grandes marcas luxuosas, como a Miu Miu e a Chanel:
E até marcas mais populares, como a Mega Polo Modas, do Brás, que vem investindo em FF para o seu canal no YouTube:
Há inclusive premiações de Fashion Films. Entre elas, estão a internacional de JJ FFF (La Jolla) e o FFF SP
Se quiser mais referência para produzir seu vídeo, visite também esse canal no Vimeo só de produções de Fashion Films:
https://vimeo.com/channels/fashionfilms