Estratégias de Marketing Digital: o que é o Google Alerts e como usá-lo em benefício do seu negócio
Como usar as notificações do Google Alert para otimizar suas estratégias de marketing digital
Saber o que as pessoas estão comentando sobre sua empresa, o que seus concorrentes estão fazendo, prever tendências de mercado são informações importantes para negócios de qualquer tamanho. Antigamente, apenas as grandes empresas que podiam pagar por pesquisas de mercado e satisfação tinham acesso a esses dados tão valiosos, mas a internet mudou esse cenário por completo.
O Google Alerts fornece, gratuitamente, todas essas informações. Ele envia uma notificação para o e-mail cadastrado cada vez que novos conteúdos de assuntos que você escolheu forem indexados pelo Google. Você pode configurar para receber esses alertas quando o nome da sua empresa ou de seus concorrentes forem citados na web, ou sobre empresas que você gostaria de acompanhar as novidades, ou mesmo determinadas palavras-chave que sejam relacionadas ao seu produto ou área de atuação.
O Google Alerts é um excelente parceiro na hora de criar estratégias de marketing digital mais assertivas. Os blogs, por exemplo, são uma plataforma importante para posicionar sua empresa e criar um canal aberto com seu público, e saber explorar todos os benefícios das notificações do Google Alerts trazem inúmeras vantagens:
– Melhora de posicionamento
Quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, melhor posicionado nos mecanismos de busca você aparece.
– Trabalho eternizado
Diferentes de campanhas publicitárias online ou off-line, onde sua marca para de aparecer quando acaba o investimento, no blog isso não acontece. Seu conteúdo estará na internet permanentemente, cada vez rankeando melhor.
– Canal de comunicação
Você abre um canal de comunicação muito mais próximo com seus clientes e público-alvo. Os comentários possibilitam uma troca frequente e rápida com os usuários, sendo uma excelente maneira de responder dúvidas, críticas e sugestões. As newsletters, por sua vez, são uma forma de manter um banco de dados atualizado de clientes interessados sempre recebendo novidades da sua marca.
– Maior abrangência de público
Ao invés do seu negócio aparecer somente para quem procura por ele, o blog mostra sua empresa para pessoas que buscam por assuntos relativos ao mercado, ampliando o leque de potenciais clientes.
– Referência de mercado
Quanto mais conteúdo de qualidade você gerar com o blog, mais pessoas passam a reconhecer sua empresa como referência naquele mercado, aumentando a lembrança de marca. Além disso, aumenta as chances de que outros sites e blogs coloquem links para o seu conteúdo, uma das estratégias de marketing digital que otimizam o posicionamento nos mecanismos de busca.
– Material para redes sociais, vídeos e e-books
Quando se tem um blog, as redes sociais não são o fim, mas um meio para divulgação e retenção de público. O conteúdo feito no blog se torna uma excelente fonte de notícias e novidades para rechearem as redes e podem dar ideias para vídeos institucionais, webinars e e-books.