3 dicas para editores trabalhando em home office
A pandemia do coronavírus colocou boa parte dos profissionais de diversas áreas para trabalhar em casa. Apesar da economia de tempo e dinheiro com deslocamento, o home office tem seus desafios, especialmente para quem trabalha com edição.
Separamos 3 dicas importantes para fazer seu trabalho funcionar nesses tempos de isolamento social – e depois dele também!
Delimite seu espaço de trabalho
Se você tiver um quarto sobrando em casa, ótimo; se não, procure um espaço em outro cômodo da casa para fazer um mini-escritório. É importante ter um local delimitado, não importa o tamanho, que diga “aqui é onde eu trabalho”. Isso ajuda tanto psicologicamente quanto os demais membros da casa a entenderem que, quando você está naquele espaço, está trabalhando.
Ainda nesse quesito, estabeleça claramente seus horários de trabalho, que também deve ser compartilhado com os outros moradores, seja esposa, marido, filhos, pai, mãe. Assim, fica claro para todo mundo que, durante aquele período de tempo, não podem contar com você, pois é seu horário de trabalho. Inclusive, é importante colocar pausas nesse calendário para tarefas pessoais e da casa, como ligar para alguém, preparar o almoço ou estender a roupa. A casa e o trabalho devem andar em parceria para que tudo e todos fiquem bem nessa dinâmica de home office.
Potência do computador
Qual o modelo e versão do seu computador? Ele aguenta carregar os arquivos que você trabalha? Responde com agilidade?
O mesmo vale para o armazenamento e mídia. Seu computador consegue rodar arquivos RAW? E onde a mídia é hospedada, você consegue acessá-la facilmente?
Se não, talvez seja hora de comprar outro equipamento. Afinal, para um editor, ter um computador que funcione dentro das suas necessidades é fundamental.
Velocidade da sua internet
Você bem sabe que podem levar horas e horas para baixar ou subir um arquivo de mídia pesado. Se sua internet não tiver uma velocidade ou estabilidade boa, você pode ter problemas com isso. Veja se é possível fazer uma ligação diretamente no cabo, ao invés do Wi-Fi, e se sua internet chega por meio de fibra óptica, que tende a ser mais veloz.