Dicas para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube Live

Dicas para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube Live

Dicas para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube Live

Com o isolamento social, as lives tomaram conta da internet. No Instagram, Facebook ou YouTube, as transmissões ao vivo foram a forma que muitos criadores de conteúdo, marcas e artistas encontraram para continuarem perto do seu público, mesmo que virtualmente. De aulas de treinamento funcional, passando por receitas e shows, as lives viraram a grande sensação dessa quarentena – e seu sucesso não deve acabar com a flexibilização do isolamento social.

Esse é um recurso que, com certeza, muita gente vai continuar apostando mesmo depois da pandemia. Não só os artistas e influencers, mas as empresas também podem tirar proveito das lives. É uma forma rápida, fácil e eficiente de ficar perto de quem te acompanha, gerando conteúdo em tempo real, facilitando a conversa e o contato com o público.

Uma das principais plataformas para se fazer uma transmissão ao vivo é o YouTube Live, onde as lives ficam armazenadas e podem ser assistidas de forma ilimitada depois. Além disso, o YouTube é uma plataforma onde as pessoas já estão acostumadas e consumir conteúdos mais longos, por isso é uma excelente escolha para abrigar uma live.

Não há uma regra, você pode falar sobre diversos assuntos e diferentes óticas acerca do seu mercado, negócio ou produto/serviço. É uma forma de criar um conteúdo para um público específico mas sem restrições, onde qualquer um pode acessar, aumentando as possibilidades de ampliação de clientes potenciais.

Outra vantagem do YouTube Live é a caixa de comentários que fica disponível para você e para o público, onde que está assistindo pode enviar mensagem em tempo real. É uma excelente forma de proporcionar engajamento e troca com a audiência, pois você pode responder dúvidas que surgem na hora, iniciar debates e se aproximar da clientela.

Para quem já tem um canal de YouTube mais estruturado, é possível ainda monetizar as lives, ou seja, ganhar dinheiro com a transmissão. Para isso, é preciso seguir alguns pré-requisitos da plataforma, melhor explicados no Programa de Parcerias do YouTube.

Antes de começar

Antes de apertar o play e começar sua live, é importante se atentar a alguns detalhes:

  • Programe-se: planeje suas transmissões ao vivo para ter tempo de fazer uma estratégia de divulgação nas suas demais plataformas e redes sociais. Avise a data e o horário, abra espaço para os seguidores enviarem dúvidas e perguntas, engaje seu público e crie a curiosidade neles em participar da live;
  • Confira se sua conta no YouTube é verificada;
  • Verifique se sua conta não tem nenhuma restrição, que pode ser aplicada caso haja o descumprimento de alguma regra da plataforma;
  • Certifique-se se sua internet vai dar conta do recado, para não correr o risco da transmissão cair ou ser difícil ver e ouvir você;
  • Confira seus equipamentos: por celular ou computador, verifique que você possui qualidade de áudio e imagem. Se for necessário, compre um microfone;
  • Depois de definir o título e as preferências de privacidade, vá em “Mais Opções” e coloque um texto descritivo, que possa atrair a curiosidade das pessoas;
  • Adicione hashtags relevantes ao tema;
  • Se for usar o computador, garanta que seja Windows 7 ou superior, Mac OS X 10.7 ou superior ou Ubuntu 10+ ou superior. Quanto ao navegador, é importante ter a última versão do Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari.

O que fazer depois

Ufa! Transmissão realizada com sucesso, o que fazer depois? Confira algumas ideias:

  • Já que a live pode ficar disponível no seu canal para quem quiser assistir, evite colocar outros conteúdos no dias imediatamente após a transmissão. Assim, você não sobrecarrega quem é seguidor do canal e não tira o foco dela;
  • Para continuar divulgando o conteúdo mesmo depois de já ter acontecido, por que não fazer um vídeo editado com os melhores momentos? Você pode postar esse compilado no IGTV, por exemplo, e adicionar textos, música e highlights para deixar o conteúdo para atrativo.
  • Faça conteúdos nas redes sociais, em vídeo ou texto, que contenham algum spoiler, frase ou assunto que só quem assistiu à live vai saber do que se trata. Além de criar um sentimento de exclusividade em quem assistiu, pode gerar curiosidade em quem ainda não viu.

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