Datas comemorativas são boas oportunidades de conversar com seu público. E o fim de ano é uma das mais promissoras. Natal e Ano Novo por si só já transmitem os sentimentos de agradecimento e prosperidade. E como já sabemos, vídeos transmitem mais sentimentos do que um simples cartão ou um e-mail.
Este é um ótimo período para se conectar com o seu público de maneira mais autêntica e não comercial. E como público contam os clientes internos (colaboradores), externos, parceiros e fornecedores. Evite os excessos e valorize mensagens claras e diretas. Um simples “Feliz Natal” já é suficiente. Vídeos de aproximadamente um minuto são mais que suficientes. Um muito longo pode ficar maçante e perder o real objetivo da gravação.
Para os vídeos de fim de ano, não contrate atores. O importante aqui é a veracidade. Reúna seus colaboradores ou até algumas fotos (com sentimentos agradáveis) do ano para transmitir a mensagem. Os colaboradores querem se enxergar. O que não significa que todos devem aparecer, mas é importante que se reconheçam. E os seus clientes também irão apreciar ao identificar as pessoas da sua empresa com quem tem contato.
Tenha em mente que o intuito principal do vídeo deve ser a gratidão – diferente de outros vídeos de marketing. Não tente aqui criar promoções para aumentar as vendas, por exemplo. Isso deve ser feito em outro momento. O principal aqui é transmitir emoção, empatia, prosperidade e proximidade para ser lembrado no próximo ano. Pense como um projeto a longo prazo.
A criatividade é a uma peça chave quando pensar nesse tipo de vídeo. E as opções são infinitas. Aqui vale a pena o risco de ser criativo e engraçado (ou até cômico). Não há melhor momento para inovar e arriscar. E todos os os talentos são bem-vindos.
Você pode, por exemplo, optar por recapitular os acontecimentos positivos e as mudanças da sua empresa no ano. Se possível, tente reunir as conquistas profissionais da empresa junto com as pessoais de alguns funcionários. Pode optar também em reunir os funcionários para uma gravação. Aqui vale chapéu de Papai Noel, filmar a montagem da árvore de Natal, enfeitar a mesa de trabalho… Vale colocar músicas de Natal ao fundo ou deixar alguém soltar a voz. O importante é manter a autenticidade, espiríto de Natal e a gratidão.
Veja alguns exemplos para se inspirar:
Um dos mais famosos é o da Rede Globo, que a cada ano reúne os seus artistas para a gravação da vinheta de Natal:
Esse, com bastante humor, foi gravado pelos gerentes do Itaú.
E o laboratório Leme reuniu seus colaboradores e emocionou os clientes. O sucesso foi tanto que eles repetiram a ação nos outros anos.