Trabalhar como ator ou atriz de publicidade é o sonho e o caminho de muitos profissionais que estão começando. Afinal, a carreira artística é tão bela quanto desafiadora, e fazer publicidade pode ser muito bom tanto para ganhar experiência com testes e estúdios, quanto para ganhar dinheiro.
Mas como começar? Confira algumas dicas para atores iniciantes:
Tenha um book profissional
O book, nada mais é, do que uma série de fotos do ator/atriz. É a forma que o ator tem de se apresentar para as agências, pois é esse material que as agências vão consultar para escolher possíveis profissionais para um determinado trabalho.
Aqui valem dois pontos de atenção: o primeiro é que um book de ator é diferente de um book de modelo. O book de ator não exige mil poses, looks e maquiagens exuberantes, muito pelo contrário. O ideal são algumas fotos em ângulos diferentes, como rosto, corpo inteiro e plano americano, e duas ou três roupas casuais e formais. A maquiagem deve ser clean e sem exageros.
O segundo ponto é prestar atenção para não ser enganado. Agências sérias não cobram taxas de agenciamento, mensalidades e nem exigem um book feito por eles. Se vierem com esse discurso, corra. Há muitas agências prontas para ganhar dinheiro com a ansiedade e falta de experiência de atores iniciantes.
Teste, testes e mais testes
A vida do ator, especialmente de publicidade, é fazer testes. E, com certeza, você vai fazer muito mais testes do que trabalhos, de fato. E é assim mesmo, parte do jogo!
Aprenda a lidar com a frustração de receber um (ou vários) “não”. Procure entender o motivo de você não ter sido selecionado para um trabalho que queria. Será que poderia ter feito algo diferente? Tem como melhorar para uma próxima? Ou será que é só uma questão de perfil mesmo?
O perfil é muito importante na seleção dos atores. Não há um perfil certo ou errado, mas sim um que melhor se adequa à proposta daquele trabalho. E isso é muito relativo, depende do que o cliente (marca), produtora e agência querem no momento. Então, não desanime! Existe trabalho para todo mundo.
Ah, e esteja disponível! Se toda vez que te chamarem para fazer um teste você não estiver disponível, pode ter certeza que será cortado nas próximas vezes.
Destaque-se
Na hora do teste, por mais que seja um momento de nervosismo e ansiedade, seja confiante! Dê tudo de si e seja autêntico. Procure fazer de um jeito único o que lhe for pedido, deixe sua marca, seja você. Isso vai te destacar da maioria e, com certeza, vai chamar a atenção dos recrutadores.