Dicas do Diretor: Quer ver? 5 dicas para você ficar mais confortável em frente às câmeras


Falar em frente às câmeras é uma tarefa desafiadora para a maioria das pessoas.

É natural bater o nervosismo, ansiedade e até a vontade de desistir, mas algumas dicas podem te ajudar a se preparar para esse momento e tirar de letra!

Quer ver? Anote aí as 5 dicas para você ficar mais confortável em frente às câmeras:

1- Saiba o que você vai dizer

Esse é o primeiro passo para começar a se preparar para gravar um vídeo.

Saber o que você vai falar antes de começar a gravar traz mais segurança, ajudar a diminuir a ansiedade e, consequentemente, o nervosismo.

Se você mesmo for se gravar, escreva o que pretende dizer, leia, estude, faça anotações. Se for um vídeo produzido por outra empresa, peça para ler e estudar o roteiro antes. Isso vai fazer toda a diferença.

2- Pratique

Uma vez que você já sabe o que tem que dizer, pratique, pratique, pratique.

A dica principal desse tópico não é, necessariamente, decorar todo o texto, linha por linha. É mais importante que você fique confortável com a mensagem, o conteúdo que você vai precisar transmitir. Por isso, leia, anote, fale uma, duas, cem vezes aquele texto de diversas maneiras. Tente explicar aquela mensagem de outras formas, com a sua linguagem, do seu jeito. Isso vai te ajudar a soar muito mais natural e menos robótico quando for a hora da gravação para valer pois você vai ter total domínio sobre o assunto.

3- Coloque a câmera no ângulo correto

O ângulo certo vai te fazer aparecer melhor no vídeo, o que traz mais segurança e confiança. Esse ângulo ideal costuma ser a câmera posicionada levemente acima da linha dos olhos. Se você for gravar sozinho, tente posicionar dessa forma com a ajuda de um tripé ou mesmo um suporte para o computador, caso esteja usando uma webcam.

Já se você for parte de uma produção externa, provavelmente a equipe vai fazer isso por você.

Câmera para gravar vídeos para o YouTube: veja seis modelos para comprar |  Câmera | TechTudo

4- Escolha a roupa adequada

Como saber o que é mais adequado para um vídeo? Ora, qual a mensagem que você quer passar e qual o contexto do vídeo?

Primeiramente, é fundamental você se sentir confortável com a roupa que está usando. Nada apertando demais, ou incomodando a ponto de te desconcentrar do vídeo. Escolha o que te faz se sentir bem e confiante.

Outra dica de ouro é pensar no contexto do vídeo e para quem ele se dirige. Por exemplo, pense em uma festa de casamento onde todos os convidados estão de social e você de calça jeans. Você se sentiria desconfortável, não?

No vídeo é a mesma coisa. Como você se vestiria caso fosse fazer uma apresentação para um público corporativo? Ou se fosse um bate-papo descontraído com colegas de trabalho? Vista-se da mesma forma para o seu vídeo.

Dica extra: prefira cores sólidas do que muitas estampas, pois fica melhor do vídeo. Também é melhor evitar looks totalmente brancos ou pretos, pois dá diferença no balanço de cor, bem como linhas verticais ou horizontais.

5- Fale mais devagar que o normal

Quando estamos nervosos, nossa tendência é falar muito rápido para acabar logo com aquela situação desconfortável.

Além de demonstrar nervosismo para quem está assistindo, a comunicação não fica tão clara e não dá tempo nem de absorver a mensagem. Então, policie-se para falar mais devagar do que você costuma fazer naturalmente. Não tenha pressa. Faça pausar entre os pensamentos, explique com calma. Isso também vai te ajudar a entrar em uma outra frequência e ficar mais tranquilo.

Inclusive, falar mais devagar e com algumas pausas ajuda muito na edição. Quem fala tudo “atropelado” torna mais difícil encontrar uma brecha para cortar ou editar um frame.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.