Dica: maquiagem para gravar vídeos


Dica: maquiagem para gravar vídeos

Passo a passo de maquiagem para valorizar você no vídeo

Já falamos bastante por aqui sobre dicas e técnicas para gravar um bom vídeo – seja para um canal pessoal no YouTube ou para alavancar as vendas da sua empresa. Mas tem um detalhes que, por mais que pareça pequeno, pode fazer toda a diferença na credibilidade e profissionalismo do seu vídeo: a maquiagem de quem fala no vídeo. Afinal, make demais, de menos ou fora do contexto pode passar a mensagem errada para quem está assistindo. Assim como, se feita da maneira correta, cria um efeito estético positivo para o seu vídeo, valoriza os pontos fortes do interlocutor e ajuda deixar a produção mais profissional.

Abaixo, um passo a passo completo para caprichar na maquiagem para gravar vídeos:

  1. Preparação da pele

Preparar a pele para receber a maquiagem é fundamental para deixar a maquiagem mais bonita, natural e duradoura. Como o próprio nome diz, é o momento de “preparar o terreno” para as camadas de produtos que virão depois. Por isso, lavar bem o rosto com sabonete próprio e hidratar a pele é o primeiro passo.

  1. Primer

O primer pode ser um grande aliado por duas razões: ajuda a segurar a maquiagem por mais tempo e uniformiza a pele fechando os poros. Pode ser aplicado com os dedos em todo o rosto.

  1. Corretivo

Todo mundo tem alguma imperfeição na pele, seja aquela espinha que surgiu de última hora, manchinhas ou olheiras de uma noite mal dormida. Para conseguir amenizar esses detalhes de forma eficiente, não basta apenas escolher um corretivo com um tom parecido com o da sua pele. Fazer isso pode, inclusive, ressaltar essas falhas que queremos esconder. O segredo é usar uma cor de corretivo que neutralize a imperfeição para, então, aplicar o corretivo no tom da sua pele para uniformizar. Sendo assim, escolha um corretivo:

– Amarelo para olheiras marrons ou arroxeadas

– Bege ou rosa para olheiras azuladas

– Verde para manchas avermelhadas e espinhas

Aplique o corretivo colorido com os dedos dando leves batidinhas na pele para não pesar. Depois, use sua base como de costume e, para finalizar, passe o corretivo um tom mais claro que sua pele por cima para iluminar a região abaixo dos olhos.

  1. Base

Uma boa base é fundamental para arrematar todo o trabalho de pele que você fez até aqui. Mas é preciso tomar cuidado: lembre-se que as câmeras são capazes de captar imagens com riqueza de detalhes – e isso inclui tanto aquela olheira indesejada quanto aquele aspecto “reboco” causado pelo excesso de maquiagem. Por isso, é importante ter bom senso para não pesar a mão.

Se você não tem muita experiência com maquiagem, uma boa opção é escolher bases de cobertura leve∕média ou até os famosos BB Cream (que são mais leves por natureza) e ir construindo camadas até alcançar a cobertura desejada. Para conseguir um efeito mais natural, aplique o produto com uma esponjinha úmida espalhando com leves batidinhas em todo o rosto.

Se você tem pele com tendência à oleosidade, aplique pó translúcido por cima para selar a base. Durante a gravação, vale reaplicar para controlar o brilho, que pode ficar em evidência no vídeo.

  1. Contorno e Iluminação

Essa técnica ficou famosa há alguns anos depois que a socialite americana Kim Kardashian postou uma foto nas suas redes sociais mostrando essa parte do seu processo de maquiagem – e foi suficiente para criar uma febre em cima disso e todas as marcas de maquiagem do mundo criarem seus próprios produtos para produzir esse efeito.

O contorno e iluminação visam criar um jogo de luz e sombra para disfarçar e realçar determinados pontos do rosto. A imagem abaixo mostra a pele com as marcações prontas (esquerda) e o efeito final (direita):

maquiagem para gravar vídeos

Basicamente, a cor mais escura, que criará o feito de sombra, serve para disfarçar e minimizar. Por isso, é geralmente aplicada abaixo dos ossos da maça do rosto, nas laterais do nariz, abaixo da boca, nas têmporas e testa. Assim, a impressão é que o rosto é mais fino e proporcional.

O iluminador, que é uma cor mais clara que o tom da sua pele com um leve efeito de cintilância, é aplicado nas regiões que você quer realçar. Pode ser colocado no ossinho do nariz, na parte superior da boca, na testa, canto interno dos olhos e acima do osso da bochecha.

Marcações feitas, depois basta espalhar tudo delicadamente para evitar que o rosto fique muito marcado com um esponja ou pincel. O efeito criado por essa técnica é especialmente interessante em fotos e vídeos, pois a luz da câmera ou do estúdio ajuda a realçar os efeitos obtidos.

  1. Olhos

Na hora de fazer maquiagem para gravar vídeos, a não ser que o tema exija ou combine com uma make mais pesada e elaborada, é recomendável deixar os olhos o mais natural possível. Uma sombra discreta no côncavo ajuda a criar profundidade, enquanto que o iluminador no canto interno abre o olhar. Evite passar lápis preto na linha d’água, pois cria uma ilusão de olhos pequenos (a não ser que a ideia seja essa mesmo!). A dica é aplicar lápis nude justamente para dar um aspecto mais vivo e realçar o olhar.

A máscara de cílios também tem papel importante em dar destaque aos olhos. Se quiser um efeito mais natural, prefira as marrons às pretas.

  1. Boca

A boca é uma das partes do rosto que mais chama atenção, especialmente quando estamos falando. A tendência dos batons nude efeito matte continua em alta e é uma boa escolha para estar diante das câmeras, pois cria um efeito elegante e discreto e não sai com facilidade. Cores fortes e vibrantes não estão proibidas, mas antes de se jogar em um vermelho metálico, só é preciso alinhar se essa imagem está adequada com a mensagem que você quer passar no vídeo.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.