Curta-metragens com crianças negras como protagonistas


Curta-metragens com crianças negras como protagonistas

Queremos fazer um convite a você: pare para pensar em quantas produções audiovisuais, filmes, séries e documentários, com protagonistas negros você já assistiu?

Devem ter vindo alguns poucos títulos à sua mente. Agora, lembre-se de quantos desses protagonistas negros eram personagens interessantes, com referências positivas e não estereotipados. Hum… Aí fica mais restrito, não é?

Apesar dos avanços recentes e dos debates intensos sobre racismo e representatividade negra, a participação positiva dos negros no audiovisual ainda tem um longo caminho pela frente. Quando aparecem nas telas, geralmente são personagens que reforçam estereótipos e preconceitos, como moradores de rua, pobres, em profissões vistas como subalternas e/ou com algum desvio de comportamento.

Imagine o que isso significa para as crianças negras. Elas têm pouca identificação com a maioria dos personagem “legais” que vêem nos filmes e na televisão, e quando se reconhecem em algum deles, são o flanelinha ou o ladrão. Como fica a percepção de mundo e de identidade para essas crianças?

Do outro lado, também existem as crianças brancas, que crescem se acostumando a ver o negro retratado de forma preconceituosa, o que reforça ainda mais um padrão ultrapassado e estereotipado que continua sendo transmitido de geração em geração.

Confira 3 curta-metragens brasileiros protagonizados por crianças negras e personagens inteligentes, interessantes e curiosos para apresentar para as suas crianças, não importa a sua cor:

“A câmera de João” (2017)

O curta-metragem de ficção dirigido por Tothi Cardoso conta a história de um menino que descobre a fotografia com a ajuda do avô.

“Cores e Botas” (2010)

Juliana Vicente dirigiu o curta sobre uma menina dos anos 80 que tinha o sonho comum da maioria das garotas de sua geração: ser Paquita do programa da Xuxa. O problema é que ela é negra. E agora?

Dudu e o lápis cor da pele (2018)

Com direção de Miguel Rodrigues, o curta traz os questionamentos de um garoto negro após uma atividade em sala de aula: pintar um desenho usando lápis cor da pele. Mas o que é cor da pele?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.