Criatividade na quarentena: 5 dicas para ter novas ideias na escrita

criatividade na quarentena

 

Criatividade na quarentena: 5 dicas para ter novas ideias na escrita

O isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus no mundo tem trazido enormes e imensuráveis desafios para todo o mundo.

Quem trabalha com criatividade pode estar sentindo a produtividade cair bastante nessa quarentena, seja pela falta de concentração e foco na hora de sentar para escrever, ansiedade e medo pela situação como um todo, falta de novas ideias por ficar preso num mesmo lugar por vários e vários dias. Ou por tudo isso junto.

Mas, uma vez que a situação é essa, que tal transformar o isolamento em fonte de ideias e alavancar a criatividade na escrita?

Selecionamos 5 dicas para te ajudar a escrever nessa quarentena:

Use o seu isolamento como cenário

Não precisa criar uma história apocalíptica. Mas que tal fazer um exercício e pensar como determinados personagens reagiriam estando no seu local de isolamento? Selecione alguns personagens que você gosta, de filmes, livros ou séries, e insira-os no seu lugar. Como eles se sairiam nessa situação? Como agiriam? O que sentiriam? Isso pode render boas ideias e novas formas de enxergar esse momento como um todo.

Pegue um livro e cria uma nova história

Já. Saia da frente das telas e pegue um livro. Qualquer um. Pode até mesmo ser um livro infantil dos seus filhos. Ou algum que você já leu.

Como você poderia mudar aquela história? Ou como aquele personagem poderia render novos enredos? Há muito mais escondido entre as linhas de um livro do que você pode imaginar 😉

Mude os personagens de um filme

Quais seus filmes preferidos?

Que tal assisti-los novamente nessa quarentena? Observe se sua perspectiva e percepções sobre a história e o desenvolvimento dos personagens mudam dentro dessa nova óptica. E por que você tem esses filmes na lista de favoritos? O que os fazer ser marcantes?

Reinvente clássicos do cinema

Aqui, o exercício é um pouquinho diferente do anterior. Não se tratam somente dos filmes que você mais gosta, mas sim daqueles que são considerados verdadeiros clássicos, como Casablanca ou Cidadão Kane, por exemplo.

Como seriam esses filmes se fossem feitos nos dias de hoje? O que teria mudado e o que permaneceria igual na narrativa, nos diálogos, nos conflitos? Crie sua própria versão “atualizada” dos clássicos do cinema.

Crie uma história sobre um quadro da sua casa

Sabe aquele quadro que você sempre fica olhando quando está sentado na mesa ou passa pelo corredor de casa? Que tal parar, de verdade, para observa-lo com mais atenção e criar uma história a partir daí. A pintura pode ser a cena inicial, ou final, ou um gatilho que te ajude a criar uma história qualquer.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.