Conteúdo de qualidade para as marcas já não é mais diferencial


O State of Inbound Marketing 2022 é um relatório desenvolvido com a colaboração entre a HubSport, Rock Content, Litmus e Wistia que visa ajudar os profissionais de marketing a entender o panorama do mercado e tendências para priorizar suas estratégias e alcançar objetivos cada vez mais certeiros.

Dentre outras informações, o estudo revelou que:

  • 83% dos profissionais de marketing acreditam que criar conteúdo de maior qualidade é mais eficaz, mesmo que isso implique em menor frequência
  • Vídeos são o formato de marketing de conteúdo preferido pelo terceiro ano consecutivo, e os vídeos curtos têm o melhor ROI
  • 27% de toda a fonte de tráfego vem das pesquisas orgânicas nos motores de buscas

Já não é de hoje que o consumo de conteúdo na internet mudou e, consequentemente, a relação entre marcas e consumidores. Anúncios repetitivos, campanhas que são mais do mesmo, apelos batidos, toda essa fórmula pronta que funcionava há alguns anos, hoje já não cola mais. Gerar conteúdo de qualidade já não é mais um diferencial, mas um fator decisivo na hora de se relacionar com os clientes.

Muito mais do que comprar um bom produto ou serviço, os usuários querem se identificar com as marcas que escolhem consumir. Os valores, as pautas que defendem e como atuam para melhorar a sociedade em que vivemos são fatores relevantes para os consumidores decidirem se engajar e se tornarem clientes de uma marca.

Por isso, os anúncios estáticos já não têm o mesmo desempenho que anúncios em vídeo ou outros formatos mais interativos. E, apesar da intensa batalha contra os algoritmos das redes sociais que valorizam a quantidade, o que tem gerado maior engajamento e resultados são os conteúdos de qualidade, mesmo que postados com menos frequência.

What is an algorithm? | New Scientist

Até porque, ao navegar conforme a maré dos algoritmos, a marca fica totalmente dependente das empresas que definem esses algoritmos. Quando o algoritmo muda ou uma nova lei de proteção de dados entra em vigor, a estratégia de marketing que está sendo adotada para de fazer sentido, e é preciso empregar um grande esforço para se adaptar. Depois de um tempo, tudo muda novamente. E de novo, e de novo. E isso vale não apenas para as redes sociais mas também para as campanhas de busca.

Isso significa que não vale investir nessas estratégias? Claro que não. Mas é importante trabalhar diferentes frentes em conjunto. Criar um bom marketing de conteúdo é fundamental para que a marca construir uma comunidade engajada e fiel, sem depender exclusivamente das oscilações de tendências e algoritmos.

Quais são as estratégias de marketing da sua empresa? Como você vem trabalhando o marketing de conteúdo?

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