A cor é muito mais do que uma questão estética em um filme. É também um recurso de storytelling, visto que as cores nos afetam emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente, mesmo que às vezes nem percebemos.
Assim como o figurino, maquiagem, cenário, música e iluminação, as cores criam o universo do vídeo e ajudam a dar o tom da história. No cinema, a paleta de cores adequada ajuda a:
- Provocar reações psicológicas no público
- Destacar detalhes significativos
- Definir o tom do filme
- Representar traços de caráter
- Mostrar mudanças ou arcos na história
Isso porque a maioria das pessoas tem reações parecidas ao verem certas cores, como por exemplo a elevação da pressão sanguínea quando nos deparamos com o vermelho, ou a sensação de calma que traz o azul.
Não existe exatamente uma regra que diz qual cor mais adequada para uma cena ou filme, mas entender os efeitos cognitivos que as cores despertam em nós ajuda a fazer a melhor escolha. Inclusive, porque uma mesma cor em contextos diferentes causam impressões diferentes também.
Vamos usar como exemplo a cor verde. Olhe para as três imagens abaixo e perceba as sensações que te traz.
Na primeira imagem, de “As Aventuras de Pi” (2012), o verde está associado a frescor, esperança, fertilidade. Na segunda, de “Matrix” (1999), o ambiente de trabalho esverdeado de Neil passa uma má impressão de tédio. A terceira e última imagem é de “O Mágico de Oz” (1939) onde o verde no rosto e corpo da personagem nos remete diretamente a um monstro.
É importante saber que não apenas a cor em si, mas também saturação e brilho são elementos essenciais para criar significados específicos. Mudar esses elementos muda o tom do filme, e mudando o tom, tem-se um filme diferente.
- Matiz: é a cor em si, como vermelho, verde azul e etc
- Saturação: o quão intensa é a cor, que pode ir de extremamente brilhante a opaca (quanto maior a quantidade de cinza numa cor, mais opaca ela fica)
- Brilho: quão escura ou clara é uma cor (uma cor de valor baixo é uma cor mais escura do que uma de valor alto)
Conheça as principais sentimentos e sensações que algumas cores costumam estar associadas:
Vermelho
O vermelho é uma cor intensa, associada a sentimentos fortes, como amor, paixão, violência, medo, raiva, perigo.
Rosa
Essa cor costuma despertar sentimentos mais delicados, como inocência, doçura, feminilidade, lúdico, empatia, beleza.
Laranja
O laranja é uma cor quente, geralmente relacionada a momentos de alta energia, como calor, sociabilidade, amigável, felicidade, exótico, juventude.
Amarelo
Uma cor que pode ter significados extremos, como raiva, doença, insegurança, obsessão, idílico, ingenuidade
Verde
Ao passo que a cor verde traz a sensação de natureza e esperança, também pode fazer referência à imaturidade, corrupção, ameaça, escuridão e perigo.
Azul
Quando pensamos em azul costumamos associar à calma e tranquilidade, mas a cor também remete a frio, isolamento, racional, melancolia, passividade.
Roxo
O roxo é uma cor geralmente associada à fantasia, ao etéreo, ilusionismo, bem como ao erótico, místico e sinistro.
Como mencionado acima, não existe uma “etiqueta das cores” que obrigada ninguém a usar uma cor para determinado significado. Porém, conhecer como as cores costumam reverberar nas pessoas pode ser um excelente recurso para te ajudar a contar sua história e envolver o espectador de forma mais profunda e emocional.