Como Relações Públicas e Marketing de Conteúdo podem engajar leads


Enquanto as Relações Públicas tem o objetivo de conversar e informar o público já existente, o marketing de conteúdo visa alcançar uma nova audiência.

Com duas atuações tão opostas podem trabalhar juntas?

Apesar de parecerem opostas, RP e marketing de conteúdo são faces da mesma moeda. Afinal, ambas pretendem criar e comunicar informações relevantes, a diferença está apenas no público. Se trabalhadas em parceria de forma estratégica, pode ser muito interessante para as empresas.

Quando se trata de relações públicas, o objetivo é educar o público existente, como clientes fiéis e seguidores de mídia social, sobre tópicos de interesse. Conteúdos criados por equipes de relações públicas, como comunicados à imprensa, white papers ou e-books, geralmente são postados em sites de notícias ou compartilhados com publicações do setor para alcançar um público que já está ouvindo.

Enquanto isso, as equipes de marketing de conteúdo se concentram na criação consistente de conteúdo de alto valor que seja oportuno e relevante e, em seguida, compartilham esse conteúdo na esperança de gerar novo interesse do cliente e expandir o público geral. As equipes de marketing de conteúdo geralmente são responsáveis ​​por campanhas de e-mail que incentivam os usuários a clicar em novos produtos, criar boletins informativos, postagens de mídia social e coordenar parcerias de marketing, como aquelas com influenciadores de mídia social.

A combinação dessas duas abordagens possibilita encontrar e gerar leads que provavelmente se tornarão clientes fiéis. Conheça as principais vantagens de unir esses dois lados da moeda:

Combine ciência e arte

Embora o foco da RP tenha sido há muito tempo no conteúdo escrito (comunicados à imprensa e white papers que contêm a ciência da coleta de dados e interpretação estatística) há uma demanda crescente por conteúdo visual que oferece uma barreira mais baixa à entrada.

Unir o conteúdo aprofundado criado pelas equipes de relações públicas com a arte infográfica desenvolvida por especialistas em marketing de conteúdo ajudará seu conteúdo a atingir o público mais amplo possível.

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Reaproveite o conteúdo

Quando se trata de marketing de conteúdo e relações públicas combinados, não há nada de errado em se copiar, desde que feito da maneira certa.

Por exemplo, você cria um white paper ou eBook sobre um novo produto e, em seguida, redireciona esse conteúdo para criar várias postagens de blog mais curtas. O resultado? Você captura os mercados de relações públicas e de conteúdo com conteúdos semelhantes – mas não idênticos.

Conte sobre suas conquistas, sim

Não tenha vergonha dos prêmios que ganhou ou das honras que recebeu. Frequentemente listadas em comunicados de imprensa, algumas empresas tendem a relutar em mencionar prêmios em esforços de marketing de conteúdo por medo de se desviar muito da conversa social para as vendas.

Na realidade, vale a pena destacar no que você é bom, tanto em seu site quanto em qualquer campanha de marketing de conteúdo.

Uma mão lava a outra

Seu conteúdo não existe no vácuo. Pense em um white paper usado por equipes de relações públicas e depois republicado como um link de blog e mídia social. Se as equipes de conteúdo puderem estimular o engajamento de clientes em potencial, como dar feedback ou deixar comentários, isso pode ajudar a informar o foco do próximo conteúdo de relações públicas, o que, por sua vez, dará origem à próxima campanha de conteúdo.

Aproveite o networking

Tanto o que você conhece quanto quem você conhece importa no marketing. Vale a pena aproveitar as conexões de relações públicas para ajudar a impulsionar as estratégias de conteúdo. Podem ser influenciadores de mídia social, especialistas do setor ou até mesmo clientes de longo prazo que desejam compartilhar seu conteúdo.

Para influenciadores, isso pode significar um acordo de freelancer contínuo que requer um número específico de postagens. Para clientes fiéis, descontos ou outras ofertas podem abrir caminho para o compartilhamento de conteúdo.

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