Como produzir vídeos para Whatsapp?


Já são mais de 1 bilhão de usuários de Whatsapp em todo mundo.

E o Brasil é o segundo país com maior número de usuários. O Whatsapp é hoje um dos meios de comunicação mais importantes do Brasil e se a sua empresa quer se comunicar bem com seus clientes não pode deixar essa ferramenta de fora.

Se o grande alcance não for motivo suficiente te convencer da importância da plataforma para suas ações de marketing, vale lembrar que o compartilhamento é muito fácil e rápido nessa ferramenta, o que é excelente para suas ações viralizarem.

Se você quer compartilhar vídeos da sua marca no Whatsapp é importante se atentar a alguns detalhes. Nessa plataforma, os vídeos curtos e breves são ainda mais valorizados. Isso porque smartphones não apresentam uma ergonomia adequada para acompanhar longos vídeos, podendo causar até um certo desconforto físico.

Lembre-se também que esses vídeos serão assistidos em uma tela pequena. Cenas em close podem ser mais interessantes. E letterings devem ser usados com parcimônia. Em excesso eles não darão leitura e provavelmente causarão irritação em quem assiste.

Outra atenção especial que você precisa ter é como esse material será exportado/convertido. É importante gerar uma versão leve (já que vídeos podem consumir muitos dados móveis), mas que não perca a qualidade para não prejudicar a mensagem do vídeo. O codec h264 é o mais indicado tanto para iOS quando para Android.

E nossa última dica são os gifs, que podem ser subprodutos de produções audiovisuais feitas para outras plataformas. Costumam funcionar muito bem entre os usuários do Whatsapp.

Recentemente, nós da 8 Milímetros, fizemos uma ação para a marca de extrato de tomate Elefante voltada exclusivamente para Whatsapp. Eram mulheres de diferentes regiões do país contando as receitas clássicas do seu estado que faziam com o produto.

Novo Elefante Sabores – Comercial Regional – PARANÁ

https://youtu.be/ntvbYgcMVOE

 

Novo Elefante Sabores – Comercial Regional – BAHIA

https://youtu.be/qivbXvOkMUo

Gostou das dicas? Quer saber mais? Então se inscreve na nossa newsletter.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.