Como o comportamento de micro-momentos influencia nas buscas online


Atualmente estamos rodeados de incontáveis opções e marcas para todo o tipo de negócios, dos mais modernos aos mais simples. Com tantas escolhas, qualquer recomendação ou opinião pode ajudar na decisão.

 

Com um simples clique, os smartphones oferecem toda essas informações em questão de segundos. E os comentários influenciam diretamente na escolha. Começamos então a criar uma necessidade de respostas imediatas. Além da rapidez, o consumidor também espera por experiências customizadas e de acordo com a sua necessidade

 

E percebendo essa nova realidade, as empresas começaram a reavaliar os momentos de jornada do consumidor, adicionando o senso de urgência e oferecendo experiências mais relevantes, já que a expectativa do público também cresceu.

 

Portanto o cliente hoje busca por informações mais: personalizadas, imediatas e úteis. As pessoas querem tomar a decisão certa, indiferente o tamanho da sua importância. E na maioria das vezes elas recorrem a pesquisa na internet, principalmente por meio do celular. Isso porque antes dos smartphones, a busca dava mais trabalho e precisava valer muito a pena. Hoje já não, com o smartphone ela ficou muito mais rápida.Tanto que a busca por “melhor (…)” cresceu 80%, entre 2015 e 2017, segundo estudo do Google. E a pesquisa aumentou ainda mais em produtos de baixa consideração ou valor agregado. A procura por “avaliações do produto (…)” também cresceu mais de 35%. Confira no infográfico abaixo:

 

A procura por resultados personalizados também cresceu, com o termo “(…) para mim” em mais de 60%. E os assuntos são os mais variados possíveis:

 

Para estas pesquisas, é quase fundamental que a empresa invista em um Marketing de Conteúdo (saiba mais aqui) relevante.

 

As marcas, então, indiferente de seu tamanho, tem grandes oportunidades se aproveitarem o momento e ajudar o consumidor em sua decisão. E as pesquisas podem estar diretamente ligadas ao produto ou muitas vezes a um estilo de vida. O estudo mostra, por exemplo, que as pessoas perguntam tanto “qual o melhor produto anti-idade”, quanto “qual melhor rotina para cuidar da pele”. Uma boa estratégia é prever quais buscas são usuais e oferecer sugestões e dicas relevantes para auxiliar o consumidor na decisão de compra.

 

As buscas na internet estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, seja para os mais variados assuntos. Então o Google reuniu alguns mais procurados de 2017 neste vídeo:

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