Como escolher o aspect ratio ideal para um filme?


Antes de começar, é bom entender, exatamente, o que é o tal aspect ratio. Nada mais é do que a forma da imagem, ou seja, largura e altura. A proporção de uma imagem é representada por dois números separados por dois pontos. Portanto, uma imagem com proporção de 1,85: 1 significa que a largura da imagem é 1,85 vezes o tamanho de sua altura.

Durante anos, o aspect ratio padrão foi 1,37: 1. Depois da popularização da televisão, as grandes produtoras tiveram que criar novas proporções para entregar ao público algo diferente do que eles tinham em casa, telas maiores e mais largas que ajudavam o público a mergulhar profundamente na história.

Depois, o aspect ratio se estabeleceu entre 2,35 e 1,85. Hoje, o padrão é 16: 9, que ficou como um meio-termo entre o usado no cinema e o formato 4: 3 da televisão. Essa proporção permitiu a visualização confortável tanto de programas de televisão mais antigos quanto de filmes de grande sucesso, sem ter que cortar qualquer formato para caber bem na tela.

Proporção de tela – Wikipédia, a enciclopédia livre
Aspect ratio. Fonte: wikipedia.com

Mas com tantas opções, como escolher o formato ideal para o seu filme?

A escolha do aspect ratio é um elemento chave para determinar o caminho do seu filme, e deve ser feita antes de se iniciarem as gravações. Você pode compor e iluminar takes mais amplos? Você quer focar a atenção do público em certos detalhes? Você quer mergulhá-los nos ambientes luxuosos ou fantásticos do filme?

Faça um teste e componha vários takes em diferentes aspect ratio com antecedência antes de definir um. Pesquise os locais disponíveis, entenda quanto seu orçamento permite que você possa criar as configurações e, acima de tudo, descubra quais estilos de composição melhor ajudam a contar sua história.

1,37: 1 e 4:3

Essas proporções “antigas” vêm aparecendo cada vez mais nos últimos anos. É um recurso interessante quando se pretende dar um aspecto mais antigo ao filme, além do tratamento de cor.

Em “Liga da Justiça”, que estreou no começo de 2021 no HBO Max, Zack Snyder escolheu o aspect ratio 4:3, e o longa foi filmado todo assim. De acordo com o diretor, essa escolha se deu porque os super-herois são figuras muito verticais, com exceção talvez do Superman, quando está voando. Então, o formato 4:3 serve bem ao propósito.

Justice League is on HBO Max's Black Box 4: 3 for creative reasons –  Jioforme
“Liga da Justiça”, no formato 4:3

2.35:1

A combinação de lentes amplas e um aspect ratio amplo revela mais do ambiente para o público, imergindo-o no cenário, como foi feito em “O Senhor dos Anéis”. Além disso, esse formato proporciona mais liberdade aos objetos em cena, e o movimento e a ação podem ser capturados em uma única tomada relativamente estática. A câmera não precisa girar para capturar tudo.

A capacidade do 2.35 de casar perfeitamente uma ampla cobertura da ação com fortes ângulos dinâmicos o torna um dos favoritos para filmes de ação e épicos.

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring - Rotten Tomatoes
“O Senhor dos Anéis”

16:9

Como já mencionado, o 16:9 nasceu como um meio-termo entre o 1,37 e 2.35 para que ambos pudessem ser exibidos confortavelmente na mesma tela. Hoje, essa proporção se tornou o padrão na mídia digital, pois não é tão confinada quanto a primeira, e nem tão extrema e dramática quanto a 2,35. Assim, muitos filmes comerciais e comédias são feitas em 16:9.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.