Como divulgar vídeos institucionais
Fiz meu vídeo institucional. E agora? Estratégias de marketing digital para melhores retornos com vídeo institucional
Vídeos institucionais são uma eficiente forma de mostrar para as pessoas em uma linguagem dinâmica o que a sua empresa pode oferecer. Seus histórico, seus produtos, seus diferenciais.
Mesmo com a grande mudança de linguagem causada pela internet, falar sobre a sua empresa ainda é fundamental, principalmente quando estamos em um cenário de 21.000.000 de empresas no Brasil (IBGE 2017). Portanto, apresentar de forma dinâmica o que sua empresa faz e seus diferenciais é quase uma necessidade básica de negócio.
No entanto, como qualquer estratégia de comunicação, o erro está em atribuir ao vídeo institucional uma responsabilidade diferente da que originalmente ele é destinado. Então vamos trazer algumas informações para tornar mais rentável e você saber exatamente como divulgar vídeos institucionais:
1) QUEM SOMOS: 66% das pessoas consultam as redes sociais das empresas antes de realizar uma compra. Obviamente, se as pessoas ainda não conhecem sua empresa, vão querer saber mais, ver o que as outras pessoas falam, ler ou assistir seu conteúdo para ajuda-las a tomar uma decisão. Aqui é a primeira dica de como divulgar vídeos institucionais: em todas as suas redes sociais, em uma área reservada especialmente para isso (álbuns no Facebook, playlist no YouTube, página no Blog e assim vai).
2) FEED FACEBOOK E INSTAGRAM: Quando estão no seu feed de notícias no Facebook ou Instagram, as pessoas estão vendo seus conteúdos de preferência e consomem rapidamente informações, logo, exibir vídeos institucionais longos pode não surtir o efeito esperado.
3) BLOG E SEO: No blog, uma página que apresente seus produtos e sua empresa, além de ajudar as pessoas a te conhecerem melhor, pode te fazer ganhar posicionamento orgânico do Google, já que conteúdos ricos são preferidos pelos mecanismos de busca. Use as palavras-chave que mais tenham relação com seu negócio e que as pessoas mais buscam ao mesmo tempo. Por exemplo, se sua empresa vende seguros de automóveis, uma página com o título “seguros de automóveis” e um vídeo intitulado “Seguro de Automóveis: Conheça a XPTO [nome da sua empresa]“ pode te ajudar a melhorar seu posicionamento no Google e apresentar seu negócio de forma mais dinâmica.
4) LINDED IN: é nesta rede que estão grandes profissionais e pessoas que podem precisar dos seus produtos ou serviços. Ter seu vídeo institucional em sua página de apresentação pode ajudar as pessoas a te conhecerem melhor sem precisar sair da rede e até gerar bons negócios.
5) WHATSAPP: para tirar o maior proveito de um contato rápido, de uma indicação ou de um início de relacionamento com seus clientes, por que não ter seu vídeo em seu celular e dividir com as pessoas que estão querendo conhecer mais sobre sua empresa?
Como vimos, há muitas formas de tirar vantagem de vídeos institucionais nos novos tempos da internet e das redes sociais, mas um ponto é senso comum: a qualidade do seu vídeo pode te levar ao céu, se for muito bem produzido, ou ao inferno da chacota online se estiver sem um cuidado profissional. Portanto, defina bem a história que quer contar, entre em contato com profissionais e desfrute de tudo que um vídeo institucional pode oferecer.