Como criar personagens para uma campanha
Você já pensou em criar personagens para a sua campanha publicitária? O personagem ajuda a dar voz, rosto e personalidade para a sua marca, ajudando no processo de familiarização e identificação do público com o seu negócio.
Porém, não adianta criar qualquer personagem sem pensar no que tem por trás de todos os aspectos. Tampouco e uma missão impossível!
Separamos algumas dicas básicas para te ajudar nesse processo e criar personagens que tenham a ver com sua marca e seu público.
Categoria
É fundamental ter definido se o seu personagem é real ou fictício, animal, ser humano ou objeto animado, homem ou mulher, criança ou adulto. Essa primeira categorização vai definir o rumo do seu roteiro e qual mensagem e imagem você quer passar para o seu público.
Características
Agora, é hora de detalhar todas as características físicas, psicológicas e comportamentais do seu personagem. Como ele pensa, se comunica, se movimenta? Como se veste? Qual a linguagem e tom de voz? É alto, baixo, gordo, magro? Branco, negro ou asiático? Além disso, quais suas crenças e visão de mundo?
É nesse ponto do desenvolvimento que você criar a familiarização no público, onde as pessoas vão reconhecer o personagem e criar afinidade.
Identificação
É importante que a audiência consiga se identificar com aquele personagem, e essa identificação se dá por meio da linguagem, pensamentos, comportamento e atitudes. O seu público deve conseguir se enxergar naquele personagem, mesmo se ele for um objeto animado completamente fictício.
Esse é o momento que pode definir o sucesso da sua campanha pois, se o público se identificar com o personagem, significa que está se identificando com a sua marca. A partir daí, a comunicação fica muito mais fluída e a chance de transformar essa audiência em clientes é muito maior.