Como criar campanhas publicitárias inspiradas na arte?

Como criar campanhas publicitárias inspiradas na arte?

Como criar campanhas publicitárias inspiradas na arte?

A arte e a publicidade sempre caminharam lado a lado. Toda expressão artística, seja ela na música, pintura, literatura, escultura, arquitetura e por aí vai, é repertório para quem trabalha com criação. A publicidade bebe dos mais variados tipos de arte para criar uma relação emocional mais profunda com a sua audiência, uma vez que as expressões artísticas mexem com as emoções do ser humano.

Mas como usar a arte como inspiração para elaborar campanhas publicitárias inteligentes e que criam afinidade com o público-alvo se não as conhecemos? Aí que entra a criação de repertório.

Repertório é como uma bagagem que a gente cria ao longo da vida com todas as nossas experiências e vivências. Tudo é repertório para quem trabalha com criatividade: uma conversa entre amigos, uma visita a um museu, uma viagem, um livro, uma séries, um filme, uma música. O simples observar ao redor é repertório. Uma comida ou bebida também.

O repertório é como se fossem arquivos que seu cérebro vai armazenando conforme você vive essas experiências. Na hora de exercer sua criatividade, quanto mais repertório armazenado, mais ligações sua mente consegue fazer e ideias interessantes começam a surgir.

Portanto, para usar a arte como fonte de inspiração ao criar campanhas publicitárias, é preciso beber dessa fonte. Estude sobre história da arte, visite museus dos mais variados tipos e tamanhos, ouça músicas e leia livros que são diferentes do seu universo ou do seu gosto particular. Assista aos filmes clássicos do cinema, vá ao teatro. Experimente, mergulhe, descubra.

Para te inspirar, selecionamos três campanhas publicitárias super interessantes que tiveram inspiração direta na arte, e o resultado foi maravilhoso:

Capela Sistina, de Michelangelo – TAM

Para divulgar os vôos da TAM para a Itália, a Y&R criou, em 2012, uma ilustração que teve como referência a Capela Sistina, famosa pintura de Michelangelo que fica dentro do Museu do Vaticano, em Roma.

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci – Bom Bril

A clássica propaganda do Bom Bril também ganhou sua releitura artística ao fazer referência à obra mais famosa de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa. O nome francês do novo produto da marca, Mon Bijou, foi o gancho perfeito para a inspiração no quadro mais famoso do mundo, que está exposto do Museu do Louvre, em Paris.

Art Nouveau, de Gustav Klint – KitchenAid

A batedeira vintage Stand Mixer é o produto ícone da KitchenAid, marca renomada de eletrodomésticos. Em 2011, com o lema “Há 92 anos, culinária é arte para nós”, a DM9DDB e o 6B Estúdio inseriram o utensílio em obras de arte de diferentes períodos artísticos, como Art Decó, Modernismo Brasileiro, Arte Moderna, Pop Art, Surrealismo e Art Nouveau

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