6 dicas de como ajudar atores a performarem melhor em seu vídeo
Você fez o projeto do seu vídeo de modo exemplar, se preocupando com todos os detalhes para o projeto sair perfeito. Preparou um briefing completo, marcou inúmeras reuniões de brainstorm com a equipe, tem os equipamentos mais modernos e a equipe super alinhada. Escolheu a melhor agência de atores e fez a seleção minuciosamente.
Eis que chega o dia de finalmente gravar o vídeo e transformar o projeto em realidade. O tempo é curto, a locação é cara, a equipe é grande. Tudo deve ser feito o mais rápido possível, pois temo é dinheiro! Os atores devem chegar com o texto decorado no horário estipulado, a câmera deve estar posicionada, luz-câmera-ação… Espera! Não é bem assim que funciona…
O resultado final de um vídeo depende de alinhamento e trabalho em equipe de todos os envolvidos, do atendimento ao diretor, e isso inclui os atores. De nada adianta você ter cumprido todas as etapas brilhantemente para chegar até ali com a equipe toda em sintonia e desprezar a preparação do ator. Não se esqueça de que é ele quem será a “cara” do seu projeto, quem vai ajudar a transmitir a mensagem e falar com as pessoas (seja por meio de palavras ou não).
Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar os atores a desempenharem bem no seu vídeo e fazer todo o trabalho valer à pena:
- Contextualize
Por mais que o ator receba o roteiro todo previamente, é importante explicar pessoalmente o contexto do vídeo, qual o objetivo do projeto, qual a história que será contada, bem como dar o tom da interpretação e o “clima” do vídeo. Assim, ao entrar no processo de decorar as falas, o ator consegue se apropriar melhor do sentimento e das entrelinhas.
- Ensaie
Muitas vezes, o processo de gravação é corrido e as diárias são caras, por isso, muitos diretores/produtoras pedem para os atores chegarem com o texto na ponta da língua para começarem a gravar o mais rápido possível. Apesar de ser tentador fazer isso – afinal parece tempo e dinheiro economizados -, o resultado pode não ser tão bom quanto o esperado.
Ensaiar tem uma importância fundamental não só para o ator, mas como para toda a equipe. É nesse momento que todo mundo se alinha sobre o que vai acontecer, quando novas ideias podem surgir, quando se tem uma noção mais realista do tempo e viabilidade para se colocar em prática certas cenas, quando os objetos de cena e cenários são testados.
Não subestime o tempo “perdido” com o ensaio – muito pelo contrário! Quando o ensaio é bem feito e bem dirigido, a gravação ocorre de forma muito mais rápida e mais assertiva, poupando, de verdade, tempo e esforço depois.
- Use palavras-chave no seu storyboard
Ao montar o storyboard, coloque a palavra que dá o tom e o sentimento de cada quadro, um por um. Isso se transforma em um guia prático e resumido de qual a vibe da cena toda, passo a passo. É uma ferramenta que ajuda o ator a entender melhor qual o sentimento que precisa estar transparecendo em cada quadro, e isso se reflete em sua expressão corporal e facial.
- Coloque músicas
Qual é a linha de sentimento do vídeo? Alegria, tristeza, raiva? Tensão, medo? Escolha músicas que tenham a ver com a sensação que norteia o vídeo e coloque no estúdio para todos ouvirem enquanto ensaiam e se preparam. A música mexe diretamente com as nossas emoções e ajuda o ator a entrar no clima da cena. Você também pode pedir para ele escolher uma playlist que o ajude chegar naquela sensação.
- Tente extrair reações genuínas
Por falar em emoções e sensações, procure usar artifícios que extraiam sentimentos reais do ator, e o resultado será impressionante. Você pode surpreendê-lo com uma foto, uma história, um barulho. Esteja com a câmera ligada para captar o momento preciso da reação dele, isso pode ficar incrível na veracidade do seu vídeo!