Comerciais de TV vs Comerciais de Internet


Nos últimos anos, mais especificamente nos últimos três, nós da 8 Milímetros sentimos um aumento enorme dos pedidos de comerciais exclusivamente para internet. É o caso por exemplo do extrato de tomate Elefante, que depois de anos sem produzir comerciais, voltou a ativa com uma produção voltada só para a internet.

https://www.youtube.com/watch?v=8iUTkRsLma8

A mudança no campo da publicidade não é à toa. Abaixo estão alguns dos motivos principais que motivam o investimento em mídia online.

 

1 – O público migrou para a web.

O número de internautas não para de crescer, e em uma proporção gigantesca. Em dez anos, a conectividade aumentou em mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Já são 3,7 bilhões de pessoas conectadas. No Brasil, são mais de 100 milhões de usuários conectados. Os smartphones contribuíram significamente para o aumento desses números. Mais de 60% dos brasileiros possuem celular com acesso à internet.

Ainda que a televisão seja o meio de comunicação mais abrangente do país, presente em quase 99% dos lares, o tempo gasto na internet é quase o dobro maior do que o assistindo TV.

Com tantos números representativos, não há como não pensar neste público, não é mesmo?

 

2 – Ações para a internet são mais baratas.

Mesmo considerando outros investimentos, como publicidade, impulsionamento, um bom site, conteúdo, etc., os cifrões que circulam pela internet são bem menores que nos demais meios de comunicação. O investimento em propaganda para TV é muito alto. Para ter uma ideia, a veiculação um comercial na TV aberta começa em R$ 30 mil podendo chegar a mais R$ 700 mil, dependendo do canal, programa, horário e dia da semana. Isso por apenas 30 segundos e uma única inserção. É muita grana!

Em contrapartida, o investimento no YouTube é menor, já que você paga apenas se o comercial for assistido. Em alguns casos, se o usuário pular seu anúncio antes, você não pagará por isso. Outro ponto positivo é que você consegue checar quantas pessoas se interessaram pelo seu comercial.

 

3 – Anúncios na internet são mais efetivos do que na TV

 

Normalmente, os vídeos da internet têm mais liberdade (tanto de formato quanto de conteúdo) e por isso podem ser mais criativos e dinâmicos, criando assim uma melhor relação com o seu público. Eles também trazem uma resposta mais direta e detalhada, sendo possível mensurar os dados de forma mais eficaz e efetiva.

O vídeo é um dos conteúdos onlines com maior taxa de ROI (retorno do investimento).  Além de ser um mercado super promissor, já que, como dissemos, os números de pessoas que assistem vídeos online não para de crescer.

 

4 – Poder de compartilhamento

 

Uma das grandes vantagens do vídeo é o seu alcance através de incorporações e compartilhamentos. O público acredita mais em algo compartilhado por seus contatos do que no que é veiculado por empresas. Algo próximo à propaganda boca-a-boca, um formato de publicidade tão amado e buscado por profissionais de marketing e vendas. Nesse ponto, o conteúdo audiovisual ganha vantagem, já que pesquisas apontam que um vídeo é 1200% mais compartilhado do que um texto.

 

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