História do Cinema Mundial: Nova Hollywood
Depois dos “anos dourados” do cinema americano da década de 40, foi no final da década de 60, quando se iniciou a chamada Nova Hollywood, que se deu um dos períodos mais marcantes da indústria do Tio Sam.
Isso porque os EAU vinham passando por várias mudanças econômicas, sociais e políticas que refletiram, direta ou indiretamente, na forma como era feito o cinema no país. A recessão de 1929 ainda deixava suas marcas na economia; a 2ª Guerra Mundial, finalizada em 45, fez com que boa parte da população migrasse para o interior para refazer suas vidas (lembrando que as grandes salas de cinema ficavam nas cidades, ou seja…); a Guerra do Vietnã (1959 a 1975) estava a todo vapor; a televisão surgiu no fim dos anos 50 e se popularizou rapidamente nos anos seguintes, competindo com o espaço que era ocupado quase que exclusivamente pelo cinema. Ufa! Assim, o cinema, como diversos setores, vinha perdendo espaço e poder aquisitivo. Para permanecer vivo, tinham que se reinventar.
Além de todas essas questões que assombravam o país, outro fator importante – e positivo – que culminou numa mudança drástica nas produções cinematográficas foi a queda do “Código Hays”. Criado em 1934 pela direita conservadora, era uma censura que colocava uma série de restrições e proibições de temas e linguagens que o cinema podia abordar, como sexo, drogas e violência, deixando os roteiros sempre muito superficiais e artificiais, pois não podiam trazer temas que faziam parte da vida real.
Com todas essas chacoalhadas, o cinema passou a refletir melhor a realidade do país, dando voz aos questionamentos e demandas da juventude. Novos recursos técnicos possibilitaram produções dos mais diferentes gêneros do cinema, os finais dos filmes nem sempre eram felizes e nem os protagonistas, os heróis. Os personagens eram ambíguos, com todas as nuances humanas. Havia cenas mais explícitas de sexo e violência.
O filme A Primeira Noite de um Homem, de 1967, foi uma das maiores bilheterias do ano. Também nesse mesmo ano, outro sucesso estrondoso foi Bonnie e Clyde, que fez uma releitura de um do gênero gângster, uns dos mais icônicos do cinema americano. Veja outros filmes dessa época que mudaram para sempre a concepção de cinema não só na Nova Hollywood, mas no mundo todo. Será que você reconhece algum?
Qual desses você já assistiu mais de uma vez?