Você já se pegou pensando como são gravadas as cenas que tem espelhos, sendo que não vemos nenhuma câmera ou ninguém no reflexo?
Esse tipo de cena realmente é desafiadora, e não existe uma única maneira de se lidar com espelhos nos sets de filmagem. No fim, tudo é uma questão de criatividade e um pouquinho de técnica 😉
Por exemplo, filmes como “A Dama de Xangai” e “It: Capítulo Dois” usaram dois espelhos, ou seja, filmaram de um lado de um espelho e capturaram o reflexo do outro lado.
Já na icônica cena de “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”, onde Linda Hamilton remove um chip da cabeça do personagem de Arnold Schwarzenegger, não se usou nenhum espelho, acredite se quiser. Os dois ficaram de frente para o que parecia ser um espelho, mas era uma espécie de janela que dava para uma réplica do cenário. Do outro lado, dois dublês de corpo imitavam perfeitamente os movimentos dos atores. A dublê de Hamilton era, inclusive, sua irmã gêmea!
Outra técnica muito menos criativa mas eficiente, especialmente se você tiver tempo e dinheiro para a edição, é apagar a câmera que aparece no espelho ao filmar a cena, como foi feito em “Birdman”. Simples assim.
Em “Last Night in Soho”, Edgar Wright usou uma combinação de todas essas técnicas, para que Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy pudessem espelhar os movimentos um do outro. Ele teceu diferentes ângulos, espelhos de dois lados, e usou cada ator para interpretar um ao outro como seu dublê.
Porém, é ainda mais desafiador quando a cena no espelho tem a câmera em movimento. Em “Contato”, Jena Malone aparece correndo em um corredor e abre uma porta com um espelho. A cena, na verdade, era o reflexo dela chegando nessa porta. Para fazer isso acontecer, a cena foi gravada em vários ângulos diferentes. Em uma delas, Jena corre em direção à câmera. Ao alcançar a maçaneta da porta, ao invés de um espelho havia um fundo azul, onde foi inserida, posteriormente, a cena da mão da atriz abrindo a maçaneta.
Essa cena foi usada como referência para diversas outras filmagens, como na recente “Euphoria”, da HBO.
E você, já usou algum truque para filmar com espelhos? Conte nos comentários!