Flat design, ou design plano, é uma tendência minimalista na qual as ilustrações são feitas de forma simples e clara. Apesar de ser 2D, sua diferenciação está na tipografia, cores e formas. O desenho é nítido e se basta por si só, não sendo necessária a presença de outros efeitos, como sombras, efeitos ou profundidade. Seu objetivo principal é tornar a compreensão mais rápida, de forma clara e atrativa.
A tendência minimalista surgiu na web e caiu no gosto, tanto que é utilizada atualmente também em comunicação visual – como nos smartphones, materiais publicitários e impressos e vídeos.
A composição de cores é outra característica peculiar do flat design. Os tons são mais saturados, vibrantes e brilhantes e o colorido é composto principalmente por cores primárias e secundárias, trazendo uma sensação de positividade e felicidade bem clara.
A tipografia também é uma das características do flat, porém não há uma fonte específica. Elas tendem a ser maiores, mais limpas e legíveis e possuem o traçado mais fino. As fontes mais simples, sem detalhes, na maioria das vezes sem serifa ou cursiva.
O flat design é uma tendência de vídeo, principalmente na web. Ele pode ser usado em Motion Flat ou Motion Graphic (saiba mais aqui) e também em infográficos e vídeos profissionais.
Os usos são bem variados. A técnica também pode ser usada em animações, como essa do Fantástico Mundo de Oz:
Alguns sites já tratam do Flat Design 2.0, que seria uma evolução sutil do flat, com discretos contornos e bordas, uso sutil de sombras dando um efeito de 3D e cores gradientes ao invés de chapadas.
Pode-se dizer que o Flat Design (Design minimalista) e o Design Realista (ou “Skeuomorphism”) geraram uma divisão dentro do Design. Tanto que em 2013 um site promocional (que não está mais disponível) foi criado e a batalha era composta pelos dois estilos.
Atualmente os dois estilos são muito utilizados e a escolha vai depender muito do seu projeto e de seu objetivo.
O infográfico do Web Designer Depot mostra as principais caraterísticas e vantagens de cada uma:
Comments are closed.