Algumas tendências de marketing para acompanhar em 2023


Com tanta novidade surgindo a cada dia na internet, como saber em quais apostar as fichas para sua estratégia de marketing de 2023?

São inúmeras novas tecnologias, redes e plataformas que aparecem na internet a todo o momento. Algumas emplacam instantaneamente, outras levam alguns anos para decolar, e outras tantas morrem pelo caminho. Então, onde investir seus esforços e dinheiro para alavancar suas vendas nesse ano que começou?

Confira 4 tendências de marketing para ficar de olho em 2023:

1. Eventos híbridos

A pandemia da Covid-19 obrigou o mundo a adaptar certas atividades para o online, desde compras no supermercado , cursos, reuniões de trabalho e até eventos.

Eventos online possuem uma série de benefícios. Pois não haver deslocamento e os custos atrelados, permite que mais gente participe, pode ficar gravado e ser visto depois, é muito mais econômico e uma série de outras questões. Porém, não podemos ignorar que nem e melhor tecnologia do mundo substitui o “cara a cara” (ainda, pelo menos!).

As conexões que podemos fazer em eventos presenciais são muito mais amplas e profundas. Conhecer melhor as pessoas de uma equipe, por exemplo, conversar sobre outros assuntos que geram afinidade, discutir assuntos mais específicos são coisas que dificilmente acontecem num evento online.

Os eventos híbridos ficam com o melhor dos dois mundos: manter no virtual uma parte do conteúdo e proporcionar o encontro dos envolvidos.

2. Conteúdo rápido e direto

Não, não vamos desprezar o conteúdo bem elaborado em forma de texto ou vídeo. Ele tem o seu lugar.

Porém, é um fato que o excesso de informações que estamos vivendo hoje com a internet tem deixado nossa capacidade de processar essas informações mais limitada.

Você não precisa deixar de produzir conteúdos longos, mas é importante também se adaptar ao que está rolando no momento. Tente criar conteúdos com mensagens fáceis e rápidas sem perder o que é essencial.

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3. Aplicativos de mensagens

No Brasil, o WhatsApp é, de longe, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado pela população.

É um canal de comunicação rápido e instantâneo, que sana as dúvidas dos potenciais clientes na hora, bem como diminui a ansiedade de quem espera por um orçamento. Quem nunca? Rs.

Colocar o acesso ao WhatsApp no seu site e redes sociais é fundamental para não perder leads que podem ser quentíssimos. Afinal, muitas vezes acabamos fechando negócio com quem responde mais rápido, e não necessariamente com a melhor opção.

4. Newsletter

Pode parecer uma tendência contrária à segunda que trouxemos aqui. Mas lembre-se que uma boa estratégia de marketing utiliza um mix de ferramentas, cada um voltada a um perfil de público e uma etapa do funil de vendas diferente.

O ponto é que, com tanto conteúdo disponível online, fica difícil para o usuário conseguir identificar e selecionar o que realmente vale a pena consumir. Uma newsletter bem escrita, com informações bem pesquisadas e que seja de interesse ao público destinado funciona como uma curadoria. O autor/marca que redige a newsletter atua como curador de conteúdo, pois ele sabe exatamente os interesses de sua audiência e vai produzir um conteúdo focado nisso.

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