A importância de Nichelle Nichols para o protagonismo negro


Alguns artistas vivem à frente do seu próprio tempo.

Em muitos casos, por mais fama que o artista tenha em sua época, a real consciência do seu impacto na sociedade só é percebida depois.

Nichelle Nichols é uma dessas personalidades. A lendária atriz de Star Trek faleceu em Julho aos 89 anos e deixou um legado muito maior do que ela mesma jamais poderia imaginar na época em que se tornou uma estrela.

Nascida em 1932 no estado de Illinois, Estados Unidos, Nichelle fez seu primeiro trabalho como atriz no início dos anos 60, no musical Kicks and Co. Porém, foi quando interpretou a tenente Nyota Uhura na franquia, exibida entre 1966 e 1969, que sua carreira decolou.

A atriz não só fez um belíssimo trabalho de atuação como foi uma das primeiras mulheres negras a ter um papel de destaque na TV e no cinema. Quando pensou em desistir do papel depois de um ano devido ao seu tempo de tela cada vez menor, foi ninguém menos que Martin Luther King Jr. que a convenceu a não desistir: “Ele me disse que era meu maior fã”, contou Nichelle em um documentário. “E ele me pediu para ficar no programa – que eu era um modelo para crianças e mulheres negras em toda a América… Ele me disse que eu não podia sair: que eu fazia parte da história”.

Nichelle Nichols, a tenente Uhura de 'Star Trek' morre aos 89 anos |  Cultura | O Globo
Nichille Nichols como a tenente Nyota Uhura, em Star Trek

Foi também em Star Trek que Nichelle protagonizou o primeiro beijo inter-racial da televisão americana junto com o ator William Shatner, que interpretava o Capitão Kirk. A cena foi exibida no episódio “Plato’s Stepchildren”, em 1968.

A artista também trabalhou com a Nasa, agência especial americana, para estimular mulheres e afro-americanos a se tornarem astronautas.

Décadas lá atrás, talvez Nichelle Nichols jamais poderia imaginar a janela que estava escancarando e por onde milhões de meninas e mulheres negras poderiam enxergar um universo de possibilidades. Ela iniciou uma longa e árdua jornada e inspirou gerações de pessoas negras nos quatro cantos do mundo.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.