8 MILÍMETROS – Produtora especialista na cobertura de grandes eventos


As redes sociais com seus vídeos curtos e instantâneos, como o TikTok ou Instagram Stories, que podem ser gravados e publicados em tempo real, aliado à evolução das ferramentas de edição de fácil usabilidade, mudou a forma como consumimos conteúdo na internet.

Essa nova dinâmica mudou, inclusive, a cobertura de eventos. Até pouco tempo atrás, o material era captado durante o evento, depois passava alguns dias (ou semanas) na edição para, enfim, chegar à versão final. Agora, a produção de conteúdo para eventos precisa também acompanhar a onda e atender às expectativas dos usuários tão acostumados a ver tudo em “real time”.

Um formato cada vez mais utilizado na cobertura de eventos, sejam eles corporativos, show, eventos sociais, é o Same Day Edit. Essa técnica de edição de vídeo tem como objetivo finalizar e apresentar um vídeo de um evento no mesmo dia em que ele ocorreu.

A edição em tempo real do Same Day Edit requer habilidades técnicas e criativas, pois o profissional de edição precisa estar presente no evento, saber trocar com os profissionais que estão fazendo a captação de imagens, selecionar e editar as melhores cenas e criar um vídeo final que conte a história do evento de forma clara e emocionante.

Uma das principais vantagens do Same Day Edit é a capacidade de fornecer um vídeo de alta qualidade para os participantes do evento imediatamente após o término. Isso permite que eles revivam os momentos especiais enquanto ainda estão frescos na memória, aumentando a satisfação e o valor percebido do evento.

Confira algumas coberturas em tempo real que a 8 Milímetros realizou recentemente:

São João de Caruaru – Devassa

A cerveja Devassa celebrou a tradição da maior festa regional ao ar livre do mundo, como patrocinadora oficial do São João de Caruaru, que aconteceu nos meses de junho e julho de 2023.

Durante 45 dias, a equipe da 8 Milímetros permaneceu com uma base de produção em Caruaru para atender a demanda de cobertura do evento, publicando centenas de vídeos e fotos nas redes sociais.

Além das publicações em tempo real, foi produzida uma série documental chamada “São João de quem faz”, mostrando as histórias de dezenas de profissionais envolvidos na grande festa.

Parada do Orgulho LGBTQIAP+Amstel

Durante a semana da parada LGBTQIAP+, a AMSTEL fez uma ação para retificação de nome de pessoas trans, levando um cartório para as ruas do Largo do Arouche, em São Paulo. Lá, as pessoas puderam realizar todo o trâmite de retificação de nome com os custos inteiramente pagos pela marca.

A 8 Milímetros não só fez a cobertura ao longo da ação de retificação, como montou uma enorme operação para cobertura ao vivo durante a parada. Com equipes em diversos trios, e ao logo da Avenida Paulista, transmitindo sinal em tempo real para a produtora, onde os vídeos e fotos eram editados. 

https://www.instagram.com/p/CfHhwqQON3b/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Carnaval de Salvador – Paredão Tropical

Em 2021, o carnaval de rua ainda estava suspenso devido à pandemia de COVID. Para não deixar a data passar em branco, a Devassa, em parceria com a agência Athenas, criou o Paredão Tropical, uma projeção mapeada que cobriu as mais de 100 janelas de um icônico prédio de Salvador.

Grandes nomes da música afro como Carlinhos Brown, Gaby Amarantos, Xanddy, Lia de Itamaracá, Larissa Luz e os blocos Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Didá se apresentaram ao vivo nas janelas do prédio. Os shows tinham o objetivo de valorizar a essência da cultura preta no Carnaval. A percussão africana é base dos ritmos dos povos da diáspora preta, além do cancioneiro do Carnaval.

A 8 Milímetros enviou uma equipe de 10 profissionais até Salvador, onde for feita a cobertura de vídeos e fotos em tempo real para todas as redes sociais do grupo Devassa, que teve direção de Fábio de Lima Martín.

A ação foi premiada na AMPRO Globes Awards nas categorias ‘Melhor Experiência de Marca’ e ‘Melhor Solução, Ação, Campanha ou Evento durante a pandemia”.

Confira o aftermovie:

SMIRNOFF – Mariana Aydar

Para o lançamento da Smirnoff Infusions, a marca fez uma série de eventos para público e influencers. Um deles aconteceu no parque do Ibirapuera com show da Mariana Aydar.

Nesse formato de evento compacto, a cobertura em tempo real é fundamentam para gerar engajamento. O vídeo foi editado e entregue “in loco” durante o evento.

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