7 dicas para um vídeo marketing de sucesso


Atualmente, não há como planejar uma campanha de marketing e não pensar na internet como um dos meios. Isso porque quase 50% da população brasileira assiste vídeos na internet. Em 2017, o Youtube atingiu a marca de 98 milhões de usuários mensais na plataforma. E a frequência com que os usuários assistem vídeos online não para de crescer. Algumas pesquisas apontam que 74% do tráfego da internet em 2017 será em vídeo e 80% em 2019.

Além do grande número de usuários, os vídeos apresentam ótimas taxas de retorno de investimento. Também são mais dinâmicos, criativos e autênticos, criando assim uma relação de confiança com seus clientes. Quer saber mais? Aqui tem ótimas dicas de porque usar vídeos na sua estratégia de marketing digital 

 

E, consequentemente, o vídeo ajuda sua empresa a aumentar as vendas, o tráfego orgânico e o valor da sua marca ou produto.

 

O vídeo marketing é basicamente uma forma de promover a sua empresa, principalmente nos meios digitais. A comunicação é feita de forma clara, direta e geralmente curta, com uma linguagem próxima do seu público alvo. E ela deve prender a atenção. Alguns exemplos são tutoriais profissionais, demonstração de produtos ou depoimentos. O vídeo marketing também é uma das formas mais eficientes do marketing de conteúdo.

 

Aqui listamos algumas dicas para um vídeo marketing de sucesso:

 

1) Qualidade do vídeo

Ressaltamos (e não vamos parar) que a qualidade do vídeo é essencial para o seu sucesso. O público não irá dar credibilidade para um vídeo amador, com ruídos ou pixelizado. E é bem provável que ele nem assista até o final. Você pode ter a melhor estratégia ou o melhor roteiro, mas se a qualidade não for boa o investimento não vai dar o retorno esperado. Por isso não deixe de investir na qualidade, tanto do vídeo, do áudio, da composição e da cor.

 

2) Edição

A edição também é fundamental para a qualidade. É onde os últimos detalhes são finalizados: ajustes de som, melhora de imagem, ordenação e ritmo das imagens filmadas, efeitos e animações. Assim ele dá um sentido narrativo à história de forma agradável e contínua.

 

3) Conteúdo

Um conteúdo relevante e interessante é a chave para atrair consumidores. Hoje, com as as milhares de postagens diárias é preciso se destacar. O vídeo, por si só, já chama mais atenção em comparação à imagens ou textos. Mas não é sempre que o usuário está disposto a assistir uma propaganda. Então, seu vídeo marketing, precisa de um diferencial – deve ser criativo e inovador e possuir um roteiro envolvente. O público precisa se sentir entretido para assitir o seu vídeo até o fim.

 

4) Entenda o seu público

Direcionar os vídeos para um público alvo específico irá ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos. E entendendo o seu público, fica mais fácil produzir conteúdos que agradam. Então, quanto mais o conteúdo agradar, mais pessoas estarão dispostas a interagir e compartilhar o seu conteúdo.

 

5) Objetivo do vídeo

Sua companhia deve ter um objetivo antes de criar um vídeo marketing ou marketing de conteúdo. Ele pode visar aumentar o conhecimento de sua marca, sua visibilidade, criar confiança ou referência, vender mais, e assim vai. E cada finalidade vai precisar de um tipo de vídeo com estratégias e técnicas diferentes e específicas.

 

6) Local

Definir o local onde o seu vídeo vai ser postado também faz parte da estratégia de marketing. E são vários possíveis, como site, blog, YouTube, Facebook, Instagram, ou ainda webinars. Verifique as limitações e até o tempo limite de cada uma.

 

7)Aproveite as outras mídias sociais

Indiferente do local escolhido para a divulgação do vídeo, você pode e deve usar as outras mídias sociais para ajudar na divulgação. Assim, o número de pessoas impactadas fica maior ainda.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.