4 tendências do mercado de alimentos e bebidas para o pós-pandemia

4 tendências do mercado de alimentos e bebidas para o pós-pandemia

4 tendências do mercado de alimentos e bebidas para o pós-pandemia

Um dos (vários) setores atingidos pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, está o de alimentos e bebidas. Durante várias semanas e por repetidas vezes, essas empresas tiveram que fechar as portas e se reinventar para manter o negócio girando.

Mesmo com tantos desafios, algumas dessas mudanças trouxeram novas possibilidades para muitos estabelecimentos e o público aprendeu outras maneiras de consumir. Esses hábitos adquiridos durante esse período tendem a ficar mesmo com o fim da pandemia, e podem se tornar boas oportunidades de negócios para empresários do ramo. Confira algumas das principais tendências:

Compras online

Muitas pessoas jamais tinham feito, ou cogitado fazer, compras de supermercado pela internet antes da pandemia começar em 2020. Especialmente os mais velhos, tão acostumados com a rotina de escolher os produtos pessoalmente, pegando na mão, sentindo o cheiro e a textura, provavelmente nunca teriam experimentado se lançar no universo online para fazer suas compras.

Porém, o ser humano tem uma grande facilidade de adaptação, principalmente quando é para facilitar. Hoje, o hábito de fazer compras online veio para ficar e muitos vão continuar usando esse meio mesmo quando a pandemia acabar. Por isso, investir em um bom e-commerce é uma boa aposta.

Dark kitchen

Com os estabelecimentos fechados por semanas e meses por conta das regras de distanciamento social, muito empresários tiveram que se adaptar rapidamente ao modelo de entrega de pedidos em casa para continuar mantendo alguma clientela em tempos de quarentena.

A tendência é que muitos desses negócios podem ser mais vantajosos trabalhando por delivery do que com uma porta aberta na rua, que tem custos maiores para se manter funcionando.

Four strategies for food service to boost delivery and tap into consumer  desire to eat at home more

Alimentos prontos congelados

Com os restaurantes fechados e o trabalho em home office, preparar as refeições em casa todos os dias é um desafio para muitas famílias. Por isso, a compra de pratos prontos congelados se tornou a solução para quem busca se alimentar de forma saudável, prática e com aquele gostinho de feito em casa.

A venda de kits de pratos, que incluem refeições completas até com sobremesa e bebida, está em alta. O cliente escolhe o tipo de alimentos que prefere e recebe tudo pronto em casa, basta descongelar.

The DriveSales™ | Proven and highly recommended sales strategies for food  and beverage delivery… | by The DriveSales™ | Making Sales Stories  Promising! | Medium

Kits de assinatura

Também visando a praticidade, o clube de assinaturas consiste em enviar para a casa do cliente, periodicamente, os ingredientes de sua escolha, como uma caixa com frutas e legumes selecionados, por exemplo.

Para quem gosta de cozinhar, essa alternativa mistura a praticidade de receber os alimentos em casa sem precisar ir ao mercado, com a tranquilidade de não precisar se lembrar de fazer a compra todos os meses.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.