Utilizando a ferramenta de capítulos no YouTube


Você está perdendo o interesse do público com vídeos mais longos no YouTube?

O novo recurso de capítulos pode te ajudar a manter seu público engajado por mais tempo.

À medida que os criadores de conteúdo evoluem e produzem formas novas e dinâmicas de conteúdo, o YouTube evolui como plataforma.

Um aspecto da evolução do conteúdo é como os criadores agora produzem vídeos mais longos que cobrem vários tópicos. Como tal, às vezes, clicar em um vídeo de quinze minutos para encontrar apenas um segmento do vídeo pode ser entediante para quem assiste, que quer ir direto ao ponto.

É por isso que os criadores começaram a incluir carimbos de data/hora para os vários capítulos do vídeo na descrição. Com um clique, você pode pular para aquele momento específico.

Tudo o que você precisa fazer é adicionar o minuto e o segundo, separados por dois pontos. Pode ser um dígito único para um minuto, como 1:45, ou você pode expressar o timestamp como 01:45. De qualquer maneira, deve ter os dois pontos. E com isso, o usuário pode pular instantaneamente para aquele momento do vídeo.

Timestamps do YouTube

Sem esses carimbos de data/hora, às vezes você pode fazer com que um espectador passe rapidamente pelo vídeo, perdendo o momento ou talvez abandonando o vídeo. Isso não é ideal para retenção de público, um aspecto analítico básico que o YouTube mede para avaliar se deve impulsionar seu vídeo.

Quanto mais seu público se envolve e assiste ao vídeo, mais valor o YouTube vê em seu conteúdo, e você provavelmente verá um aumento nas visualizações e nos inscritos.

O que são capítulos no YouTube?

Suponha que seu vídeo aborde apenas dois tópicos diferentes. Em vez de separar os assuntos em dois vídeos e possivelmente perder seu público para o segundo vídeo, você pode dividir o vídeo ao meio com o recurso de capítulos.

Ao criar vídeos mais longos com vários tópicos, seus espectadores agora podem pular rápida e facilmente para o segmento correto sem abrir a caixa de descrição para procurar o timestamp ou pesquisar na barra de progresso. Por sua vez, isso os mantém engajados por mais tempo.

O recurso de capítulos permite ao usuário pular o vídeo para o momento desejado sem a necessidade de procurar um marcador de data/hora.

Capítulos no YouTube. Acima, como era quando não havia esse recurso. Abaixo, como aparece para o usuário os capítulos divididos.

Conforme demonstrado na imagem acima, a barra de reprodução agora se transformou em blocos individuais em vez de uma única barra. Estes são os capítulos. Como um Blu-ray, cada capítulo também mostrará o título ou uma breve descrição do capítulo, permitindo um acesso rápido e eficiente a áreas específicas do vídeo.

Ao contrário dos timestamps, esses segmentos de capítulo também informam ao visualizador quanto tempo um segmento específico terá. Se você estiver assistindo a uma entrevista durante o intervalo do almoço e perceber que o segmento que deseja assistir tem vinte minutos de duração para uma entrevista de quarenta minutos, pode decidir assistir ao segmento mais tarde naquele dia.

Em resumo, os capítulos do YouTube mostram os segmentos individuais do vídeo.

Como criar capítulos no YouTube?

Se você já adicionou timestamps aos seus vídeos, vai ver que não e mais difícil criar capítulos, já que para fazer isso, basta adicionar carimbos de data/hora em qualquer lugar na caixa de descrição do vídeo.

Mas, há uma pequena ressalva. O primeiro timestamp deve começar com 00:00. Após o timestamp, lembre-se de adicionar um título. O YouTube lerá automaticamente essas informações e as adicionará à barra de capítulos.

O passo a passo é bem simples:

  • Adicione 00:00 – Introdução em algum lugar do vídeo, usando dois pontos – não um ponto ou vírgula – para separar os minutos dos segundos.
  • Em seguida, percorra o vídeo, adicionando os capítulos individuais à medida que aparecem ao longo do conteúdo.
  • Pronto!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *