RH e conteúdo em vídeo – Saiba como melhorar a comunicação com funcionários


Você já pensou em apostar em vídeos para a comunicação interna na sua empresa?

Muita gente, quando se depara com esse formato, pensa apenas nos vídeos sendo direcionados ao público, mais no sentido da publicidade. Porém, os vídeos tem um potencial gigantesco também dentro da empresa, e pode ser uma forma econômica e muito eficaz de manter a comunicação funcionando direitinho entre os colaboradores.

Confira as principais vantagens de usar vídeos para a comunicação interna da sua empresa?

Evita sobrecarga de informações

Quando o cérebro humano fica sobrecarregado, ele “desliga”. Infelizmente, a maioria das comunicações com muito texto, como boletins informativos por e-mail, apresentações em PowerPoint e postagens de blog na intranet, são muito densas. Isso faz com que as pessoas parem de absorver a informação.

O vídeo é um formato com restrição de tempo. Quando você faz um vídeo de comunicação interna, naturalmente precisa escolher os detalhes mais importantes a serem incluídos.

Os vídeos também são muito mais fáceis de digerir e lembrar do que as comunicações de texto. As pessoas retêm 95% de uma mensagem que assistem em um vídeo, contra 10% se a leem em texto.

Humaniza sua comunicação interna

Você é a voz da sua empresa, mas isso não significa que s comunicações deva soar muito formais ou ate robóticas. A comunicação interna é mais eficaz quando humanizada, porque ajuda os funcionários a se relacionarem com a empresa em que trabalham de forma mais próxima.

Você prefere receber um grande bloco de texto de seu chefe ou um vídeo rápido que inclua uma introdução dele, falando com você casualmente pela webcam, combinado com alguns gráficos envolventes e texto na tela para deixar claro?

A segunda é mais pessoal. O vídeo adiciona um toque humano às suas comunicações internas. Como tal, é mais fácil consumir e se envolver.

Ajuda a manter a consistência na comunicação

Não subestime a importância da consistência quando se trata do envolvimento dos funcionários. Quando as pessoas sabem o que esperar, elas não precisam gastar muito poder cerebral antecipando o que verão a seguir na tela. Eles podem concentrar toda a atenção em sua mensagem.

Agora que você já sabe porque deve apostar em vídeos para conversar com seus colaboradores, veja algumas ideias de tipo de vídeos que você pode começar no seu negócio:

Anúncios e novidades

O que vai rolar de novo?

Os vídeos de anúncios podem ser usados para compartilhar notícias importantes da empresa e informações sobre o desempenho da equipe. Eles também podem ser usados para criar entusiasmo para os próximos seminários de treinamento, festas de fim de ano e uma série de outros eventos.

O ideal é que esse vídeos sejam são claros e concisos. Enxugue a quantidade de informações, diga o que e estritamente necessário, e seja breve. E não esqueça de colocar um “call-to-action” no final: o que você espera que os colaboradores façam depois de assistir ao vídeo? Talvez você queira que eles respondam a um evento ou preencham uma pesquisa. Direcione-os diretamente para essa ação com um CTA.

Treinamento

Quer lançar uma iniciativa de aprendizado em toda a empresa? Espera aumentar a participação em seu próximo evento de treinamento patrocinado pela empresa? Talvez você precise dar à sua equipe um rápido tutorial sobre um novo fluxo de trabalho.

Lembra como dissemos que as pessoas retêm 95% das informações que veem em um vídeo, mas apenas 10% quando as leem em texto? Quando se trata de treinamento de funcionários, isso é uma grande diferença.

Para fazer um bom vídeo de treinamentos, explique à equipe porque ela precisa fazer o que está sendo ensinado, além de apenas ensinar. Isso vai da ruma perspectiva muito mais do todo e vai aumentar o engajamento dos colaboradores, os fazendo se sentir parte importante da empresa.

Relatórios

É isso mesmo, você pode colocar as informações de um relatório em formato de vídeo. Pensa como seria muito mais interessante prestar atenção nesses dados assim do que em uma infinita apresentação de slides?

Na maioria dos casos, um vídeo não pode substituir uma versão escrita de seu relatório; é um complemento. Ao colocar os destaques e as principais conclusões em um vídeo, é muito mais provável que as pessoas prestem atenção e se lembrem das informações que você compartilha.

Siga estas práticas recomendadas ao criar um vídeo de denúncia:

Use os números a seu favor. Ao invés de escrever que a equipe ajudou a “impulsionar as vendas”, mostre como eles ajudaram a aumentar as vendas em 20%.
Aproveite o potencial dos vídeos e torne-os divertidos, com cores e animações atraentes.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *