O que é marketing de conteúdo?


O Marketing de Conteúdo é um tema relativamente novo, mas que vem crescendo e se tornando muito relevante nas estratégias de Marketing de diversas empresas.

 

Sua definição é bastante ampla, mas podemos definir o Marketing de Conteúdo como um estratégia que visa o contato e a interação com o consumidor, através de assuntos originais e relevantes para o público, sem interferência comercial. O objetivo é o relacionamento com seu público-alvo, aumentando a rede de atuais e potenciais clientes e uma percepção positiva da sua marca.

 

De forma mais clara, o Marketing de Conteúdo irá ajudar a sua marca a crescer e ser reconhecida pelo público, podendo ou não gerar um aumento no número de vendas – já que este não é o principal objetivo. Podemos considerar o valor de uma marca intangíveis, mas de extrema importância. Por exemplo, a marca da Coca-Cola vale mais de 50% do valor da própria empresa.

 

“Pesquisas apontam que o Marketing de Conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam.”

 

A internet conta com milhares de assuntos e temas, das mais variadas fontes e canais gerando uma exacerbada quantia de informações. Portanto, conseguir se destacar e se diferenciar dos demais conteúdos, com qualidade, é fundamental. E quanto mais diversificada os meios, maior a chance de atrair um número maior de pessoas. Sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing e vídeos são ótimos canais para a produção de conteúdo.

 

Mas a estratégia vai além do conteúdo. Um dos pontos principais é utilizar os números a seu favor. E a mensuração de dados é essencial para o projeto. É através dela que você vai analisar como o usuário se comporta nas suas páginas e avaliar pontos positivos e negativos. É possível utilizar as métricas de acordo com o objetivo da sua empresa, como tráfego e buscas no site, leads, potenciais consumidores e número de vendas.

 

O Marketing de Conteúdo atrai o público para as suas páginas, ajudando na construção e crescimento da marca, além de se tornar referência em sua área. Além de mais visibilidade, a estratégia também impulsiona as vendas, ainda que este não seja o único objetivo, pois gera confiabilidade e qualidade.

 

O termo também está relacionado ao Inbound Marketing, e muitas vezes se confundem e se conectam. Ambos prezam o relacionamento, a criação de conteúdo e atração de novos clientes. Entretanto o Inbound usa mais estratégias, como o relacionamento e análise de seus clientes e, finalmente, a venda.

 

Na internet lidamos com pessoas, e não apenas números. Portanto a comunicação precisa ser dinâmica e efetiva. E ela não se resume só a sites, mas também vídeos, fotos, redes sociais, experiências e relatos pessoais, etc. E mesclar esses meios de comunicação é a melhor estratégia para agradar todo o seu público e gerar bons resultados.

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