Idosos estão cada vez mais conectados e presentes nas redes sociais


Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no número de usuários de internet com mais de 60 anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, cerca de 30% dos brasileiros 60+ usavam a internet regularmente.

Isso se deve, em parte, ao fato de que muitos serviços e atividades agora são realizados online, como compras, pagamentos, comunicação com familiares e amigos, acesso a notícias e entretenimento. Uma pesquisa da Kantar Ibope realizada em 2020 apurou um aumento em 66% das interações via mídias sociais nessa faixa etária. Ainda de acordo com o estudo, 98% dos acessos às redes sociais são pelo Facebook, seguido do WhatsApp, com 95%.

Esse público vem, cada vez mais, encontrando seu espaço na internet. Ao compartilharem seu estilo de vida online, muitos angariam milhões de seguidores. As redes acabam se tornando um local onde encontram outras pessoas na mesma fase de vida e podem dividir suas experiências.

Dona Dirce acumula mais de 300 mil seguidores no Instagram e 1,1 milhão no Tik Tok. Além de receitas, ela posta vídeos super divertidos, cria os looks dos dia e faz publicidade de produtos relevantes para sua faixa etária. No vídeo abaixo, no popular formato Get Ready With Me (Arrume-se Comigo, em português), a criativa senhora aproveitou o Dia da Incontinência Urinária para divulgar um produto de uma marca parceira.

@donadirceferreira

Me joguei no GRWM, para os íntimos: ArrumeSeComigo, e até no Dia da Incontinência Urinária eu escolho a #LiberdadeQueEuQuero✨

♬ som original – Dirce Ferreira

Já os 1 milhão de seguidores no Tik Tok da Vó Rosalina se divertem assistindo seus vídeos de dublagem, dancinhas e outros hits da rede social chinesa.

@vorosalina

Também quero participar do concurso 🤩🙌🏽 @virginiafonseca @zefelipecantor #virginiaezefelipe #forro #sentadanadachallenge #sentadanada

♬ Senta Danada – Zé Felipe & Os Barões Da Pisadinha

O fato de 66% do público do Tik Tok ter menos de 30 anos mostra que a parcela mais jovem da sociedade também acompanha esses vovôs da internet. Isso cria uma ponte geracional e inclusiva de conectar uma geração que sempre foi vista como ultrapassada e alheia às tecnologias, bem como diminuir o preconceito e etarismo.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os idosos têm as habilidades e recursos necessários para usar a internet com eficácia e segurança. É necessário fornecer treinamento e suporte para garantir que os 60+ possam acessar a internet de maneira segura e aproveitar todos os seus benefícios.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *