Estratégias para vídeos de vlog


Na era dos vídeos curtos e mensagens superficiais, é fácil acreditar que só esse tipo de conteúdo tem espaço na internet hoje em dia.

Fica aqui um spoiler: não, não é.

O TikTok e os Stories do Instagram estão em alta e, de fato, esse formato de vídeo é o que mais vemos por aí. Porém, os vídeos longos, especialmente os vlogs, não deixaram de ter a sua importância e relevância para criar uma comunidade forte e engajada.

Através dos vlogs o criador de conteúdo consegue se aproximar ainda mais do seu público, criar uma relação de confiança e afinidade, e isso é fundamental para quem trabalha com internet. Confira abaixo as principais dicas para criar seus vídeo de vlog e comece já:

Não trate as pessoas como números

Os algoritmos nos condicionaram a pensar em números. E não que isso seja completamente errado, especialmente para quem vive do trabalho na internet. Mas tratar seu público apenas como mais um número no seu relatório de desempenho não é uma estratégia boa a longo prazo. Tão importante quanto curtidas e número de seguidores, no final das contas, o vlog é sobre conectar-se com as pessoas.

Para garantir que você não caia na armadilha de penas apenas no algoritmo quando está gravando seu vlog, pense sempre em como tornar aquilo mais humano. As pessoas, especialmente se você está indicando para elas comprarem, assinarem ou irem a algum lugar, vão querer sentir que você está falando diretamente com elas. Sempre que a câmera está rodando, você está falando com uma pessoa. A melhor maneira de fazer isso é fingir que a lente da câmera é uma única pessoa e que você está contando sua história a ela, e somente a ela.

Seja direto e fale como se tivesse uma audiência de um. Seus seguidores vão agradecer por isso.

Seja autêntico

Essa dica não é específica para vlogs mas para todo e qualquer trabalho na internet: todo mundo vai perceber rapidamente se você estiver fingindo ser algo que não é. Os vloggers mais bem-sucedidos percebem que a autenticidade é seu cartão de visita, o que faz as pessoas voltarem sempre.

Certifique-se de que qualquer história que você está contando vem do coração. Muitos criadores de conteúdo iniciantes acham que ninguém vai se interessar pelo que eles êm a dizer e acabam querendo inventar histórias ou “florear” uma situação para torá-la mais interessante. Não faça isso, pois pode ser óbvio demais apenas pela linguagem corporal.

Sua história é única, então sempre vale a pena contar.

Qualidade, não quantidade

Essa máxima é meio batida, a gente sabe, mas é a pura verdade. Apesar de os algoritmos estarem sempre nos empurrando para criar cada vez mais e mais conteúdo, independente da qualidade, pode ser um tiro no pé. O volume de conteúdo pode realmente fazer um criador de conteúdo crescer na internet, mas será que isso o mantém em alta por muito tempo? O que os conecta com seus seguidores? Por que as pessoas vão querer continuar acompanhando? O que ele tem a dizer?

Lembre-se que tudo que é colocado na internet vai ficar lá para sempre. Certifique-se de que está construindo uma imagem de valor sólida e que vai te acompanhar por muito tempo.

Mas o que é qualidade? Bem, isso vai depender muito de cada nicho, que possui característica específicas. Observe quem já é referência no nicho que você está entrando e veja o que são os pontos de qualidade daquele canal. Faça uma lista das coisas que você pode aprender e, em seguida, pense em como pode adicionar seu toque para tornar sua experiência verdadeiramente única.

Tenha um call-to-action claro

Há quem pense que o vlog é puro entretenimento e não tem nada mais a agregar. Grande engano! Quando bem feito, o vlog é puro marketing. Seu valor de entretenimento é o atrativo, mas quando se trata de querer que seu público faça algo, você deve ser claro sobre o que está pedindo que eles façam.

É por isso que, por mais irritante que às vezes possa ser, o clássico “Não se esqueça de curtir e se inscrever” é tão importante. É uma mensagem clara do que se espera que o público faça no final do vídeo.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *