Como ter um bom posicionamento na localização do Google
Hoje, 94% das compras do varejo ainda são feitas nas lojas físicas, mas um fato que está escondido por trás disso é que 77% das decisões são influenciadas, de alguma forma, pelo ambiente digital.
Quem nunca digitou um local no Google e lá mesmo, na primeira página, ele forneceu tudo: o endereço, o horário de abertura, reviews e opiniões sobre esse lugar, o telefone, o site, dentre outras tantas informações.
Pois bem, essas são as informações de localização da SERP (Search Engine Results Page – Página de Resultados dos Mecanismos de Busca) do Google. Como atualmente milhões de buscas são feitas por minuto e sua empresa/negócio pode estar no meio delas, aparecer bem posicionado na localização do Google no mundo digital pode ser um grande diferencial para gerar bons negócios no mundo real.
Por isso, separamos algumas dicas e um passo-a-passo para você ter um bom posicionamento na localização do Google.
Busca por local prioriza a proximidade e dispositivos móveis
O primeiro ponto a se levar em consideração é que o Google priorizará locais próximos ao dispositivo da busca, ou seja, se alguém, no bairro da Liberdade, centro de São Paulo, digitar restaurante japonês, um restaurante japonês de São Caetano, cidade vizinha a São Paulo, terá poucas chances de aparecer. Outro ponto importante deste primeiro ponto é que a maior parte das buscas por locais no Google acontecem de dispositivos móveis (smartphones), então torne o seu site rápido e fácil de usar para dispositivos móveis.
– Google Meu Negócio
A segunda parte, mas tão importante que deveria ser a primeira e só não é a primeira porque a primeira é mais importante, é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio.
Nele você poderá inserir todas as informações do seu negócio e, quanto mais completo, maiores as chances de aparecer tanto nas pesquisas do Google quanto no Google Maps. Portanto, o passo 1 para começar a brincadeira é deixar o Google Meu Negócio bem completo e rico em informações como a localização em si, horário de funcionamento, o que você oferece, categoria de produtos, número de telefone, site (que, preferencialmente, deve estar muito bem feito para dispositivos móveis, que é tão importante que colocamos antes do número dois que deveria ser o número um, entendeu? Rsrs), dentre outras.
- Verificação de Local
Tão importante quanto criar o local é validar com o Google se ele realmente é seu local e isso acontece de diferentes maneiras, como o envio de uma carta até o local, a ligação de um número cadastrado no local dentre outros. Você pode verificar maiores informações na página de verificação do Google.
- Horário de funcionamento atualizado
Tanto o horário de funcionamento regular nos dias da semana e finais de semana, incluir o funcionamento em feriados e dias especiais. Além de ajudar os usuários com informações precisas, também é muito bem-visto pelo Google que pode te dar bons pontos e te ajudar a aparecer com mais frequência. Esse procedimento pode ser feito no Google Meu Negócio.
- Responda os comentários
Com a possibilidade de opiniões, as pessoas vão falar da experiência que tiveram com seus locais. Lembre-se: as pessoas vão falar de qualquer jeito, mas estar presente significa que você terá a chance de respondê-las. Logo, interagir com as pessoas e posicionar a empresa tanto em relação aos elogios quanto em relação às críticas torna seu negócio mais transparente e confiável para seus potenciais clientes e o Google também vê com bons olhos, aumentando assim a popularidade do seu local e ampliando a participação dele nas buscas.
- Imagens e fotos
Além da comunicação textual, imagens confiáveis e reais dos seus locais ajudam as pessoas a tomarem melhores decisões. Sirva-as de fotos completas dos seus produtos ou serviços, isso será útil para elas, para você, que pode atrair mais clientes, e para o Google, já que proverá melhores informações para seus usuários.
Como o algoritmo funciona
Para determinar os resultados de localização em uma página de buscas, o Google leva em consideração três fatores: relevância, distância e proeminência. Com a combinação destes três elementos, pode ser que nem sempre o local mais próximo seja o resultado que mais apareça. No nosso exemplo acima, se alguém procurar por restaurante italiano na Liberdade, pode ser que algum restaurante mais famoso na região da Avenida Paulista apareça antes de um local na Liberdade em função de sua proeminência.
Relevância
Tem ligação direta entre a ficha de um negócio e a busca de um usuário. Por exemplo, se sua empresa, no Google Meu Negócio, não estiver especificada como restaurante japonês, o Google pode interpretar que seu local não é relevante para buscas por “restaurante japonês” e você pode ficar de fora dos resultados.
Distância
Mesmo que um usuário não especifique o local que deseja como “restaurante italiano na Avenida Paulista” e digite algo como “restaurante italiano”, o Google avaliará o local físico do usuário que fez a busca e determinará os locais mais próximos àquela localização.
Proeminência
Aqui entra a popularidade off-line de um local. Se houver um local famoso, bastante reconhecido e frequentado por pessoas no mundo real, haverá uma grande chance de o Google priorizar estes locais. Ele faz isso através de inúmeros sinais como artigos na internet (em outros sites que não os do Google em si), avaliações em outros sites, páginas com links com o nome destes locais, dentre outros. É aqui que entra o trabalho de SEO, tornando o site do seu negócio mais relevante na web como um todo (vídeos são fundamentais neste processo) e não apenas no Google Meu Negócio ou páginas locais. Criar links e páginas otimizadas ajuda muito nessas horas.
Agora, com essas dicas, que tal aumentar relevância do seu negócio com vídeos e ampliar as chances de aparecer nas páginas de localização do Google?