Nem só de vídeos curtos se vive o marketing digital!
Brincadeiras à parte, nós já falamos diversas vezes por aqui sobre o boom dos vídeos curtos em redes sociais como Tik Tok e como sua marca pode se encaixar nessa tendência.
Porém, na contramão desse tipo de vídeo estão os conteúdos interativos, que envolvem o usuário por mais tempo criando experiências únicas e diferentes.
O vídeo interativo é uma forma de mídia que permite que os espectadores interajam com o vídeo que estão assistindo clicando em pontos de acesso, respondendo a perguntas, escolhendo seus próprios caminhos e outras formas de envolvimento.
Você pode usar vídeos interativos para várias finalidades, como:
- Aumentar o engajamento
- Promover a comunicação bidirecional
- Aumentar as conversões
Um das principais vantagens dos vídeos interativos é o alto retorno do investimento. Um relatório da HubSpot constatou que esse tipo de vídeo oferece o quinto maior ROI, atrás dos vídeos relacionados a produto, os divertidos e de tendência e os de bastidores.
Além disso, 47% dos profissionais de marketing pesquisados dizem que o conteúdo interativo é um dos geradores de leads mais eficazes. Também 47% dos entrevistados afirma que esse formato é um dos três principais tipos de vídeo que obtêm mais engajamento.
Atrás desses números, porém, há algo intangível e super valioso: informação. Se você incluir um questionário no seu vídeo, por exemplo, vai obter não só informações do vídeo em si (visualizações, tempo assistido etc.), mas também aprenderá mais sobre as preferências e opiniões do seu público por meio das respostas do questionário.

Basicamente, há dois pontos relevantes para o sucesso de um vídeo interativo.
O primeiro passo é fazer um brainstorming do conceito. Sobre o que será o vídeo? Qual é a jornada que você quer levar os espectadores?
Suas respostas a essas perguntas devem ser orientadas por seus objetivos de marketing. Caso contrário, será difícil criar um conceito de sucesso.
Nessa fase é também onde se definem os KPIs: quais métricas serão estabelecidas? Se este for o primeiro vídeo interativo, use seus outros vídeos como referência para definir os KPIs.
Depois de alinhar essa parte, como você envolverá o público? Existem vários tipos de conteúdo interativo e, alinhado à sua estratégia de marketing, você precisa definir qual vai funcionar melhor para atingir seus objetivos. Os principais são:
- Histórias ramificadas – permite que os espectadores escolham seu próprio caminho ao assistir a um vídeo, com opções que levam a diferentes desenvolvimentos da história
- Pontos de acesso – são áreas clicáveis em um vídeo que permitem que os espectadores descubram algo novo
- Enquetes e questionários – você pode envolver seu público com perguntas relacionadas ao conteúdo do vídeo
- Visão 360º – possibilita aos espectadores mergulharem no vídeo e obterem uma experiência de realidade aumentada
Veja, abaixo, oexemplo do filme “Mile 22”. Para promover o longa, a equipe de marketing criou um vídeo interativo e envolvente que permitiu ao público escolher quais caminhos seguir e obter trechos do filme com base em sua seleção.
O que torna este vídeo interessante é que ele não depende apenas do trailer para criar emoção, pois leva o espectador na jornada dos personagens e proporciona uma “espiada” em como as coisas acontecem.

Por fim, mas não menos importante, é preciso analisar os resultados. Isso mesmo, depois do conteúdo publicado, o trabalho não acabou! Avaliar os dados do vídeo é fundamental para entender se a estratégia deu certo e quais os próximos passos.
Se você já tiver um histórico de outros formatos de vídeo para fazer um comparativo, melhor. Dessa forma, você saberá quais números esperar e terá uma linha de base para avaliar seus resultados.