Vídeo explicativo de produto x vídeo publicitário: Qual a diferença entre os dois?
Sabe quando você não pode ficar sem aquele carro novo que vai ser perfeito pro seu dia a dia agitado, daquela marca super renovada, que tá todo mundo comprando ou quando aparece aquela dúvida sobre a TV de 50 polegadas que você está querendo comprar?
Cada situação dessa pede um tipo de comunicado diferente. A missão da primeira é gerar desejo, falar sobre aspectos emocionais geralmente. A da segunda é esclarecer dúvidas pra ajudar o consumidor a tomar a melhor decisão.
Não é uma regra, porque um pode estar dentro do outro, mas geralmente, o primeiro se parece mais com um vídeo publicitário e o segundo mais com um vídeo de produto.
Novamente, há vídeos de produtos que são anunciados em veículos publicitários, mas, de forma geral, os vídeos publicitários são aqueles usados para alcançar pessoas e gerar demanda, enquanto os vídeos de produto são usados nos canais dos clientes como e-commerces para converter a demanda gerada em vendas.
Por isso, trataremos os dois aqui separadamente.
Vídeos de Produtos
Normalmente, ressaltam atributos funcionais dos produtos. Esclarecem dúvidas de uma forma que apenas textos e imagens estáticas não conseguem.
Esse tipo de vídeo consegue dar visibilidade para detalhes e mostrar especificidades através de recursos como zoom, animações 3D, falas de vendedores, depoimentos de outros clientes, dentre outros muitos recursos.
A confiança aumenta e, junto com ela, as conversões. Páginas de produtos com vídeos ampliam as vendas em média 67%, de acordo com recente pesquisa do Google com os principais players do mercado.
Portanto, para fazer bom uso da demanda gerada, vídeos explicativos de produtos são uma bela ferramenta para aumentar as taxas de conversão da sua loja.
Vídeos publicitários
Não que vídeos de produtos não possam ser veiculados como vídeos publicitários, mas gerar desejo, sob o aspecto emocional, também gera excelentes resultados para uma empresa.
Somente uma parte da decisões são tomadas de forma racional. A maioria delas é tomada de forma emocional e, só então, racional.
Vídeos publicitários normalmente usam ferramentas como storytelling, trilhas sonoras, imagens e situações aspiracionais, usam estratégias de neuromarketing, aplicam técnicas orientadas para os diferenciais emocionais do produto, usam empatia com os consumidores. É uma ciência e também uma arte.
A combinação dos dois é sempre a recomendada. Um para gerar a demanda e abrir as portas emocionais e o outro para reter a essa demanda e dar a certeza da melhor compra através das portas racionais.
Nos dois casos, juntos ou separados, fale conosco, sabemos que criar um pensando no outro aumenta em muito a eficácia dos seus vídeos!