A segmentação no Marketing é uma estratégia bem conhecida e com ótimos resultados. É possível segmentar seu público por idade, sexo, renda, interesses, região e outras tantas características. O Facebook Ads e o Google Adwords são duas grandes plataformas que utilizam muito bem este recurso. Muitas vezes ele usa a sua localização e seus dados, via smartphone, e faz recomendações personalizadas para cada um. A chance dessa campanha personalizada dar certo é muito maior do que uma para o público geral.
Uma das segmentações possíveis é a regionalização. Um país tão grande e diverso como o Brasil nos une pela língua, cultura e costumes, o famoso arroz e feijão e o carisma brasileiro; mas também nos diferencia através de sotaques e gírias, peculiaridades, gastronomia e costumes regionais. E através desta diferenciação é possível aproveitar oportunidades para conquistar mais consumidores.
Dá uma olhada nesse vídeo que produzimos para a marca Elefante e o quanto ele explora as peculiaridades de cada região:
A campanha foi criada para o WhatsApp, com atrizes e receitas de regiões diferentes. Dá pra notar claramente a distinção delas apenas pelo jeito de falar e pelo sotaque. Assim, os cons2umidores se identificaram com os vídeos e a marca pôde trabalhar ações de marketing exclusivas.
Quanto mais afunilada sua campanha de regionalização, maior a empatia e a identificação do público. Por isso, evite usar imagens de banco de imagens. Como ela não é personalizada e exclusiva, pode aparecer em outras campanhas, perdendo a identidade com a sua marca.
E um erro gravíssimo para marcas internacionais é usar a propaganda de outro país dublada. Vamos combinar que não tem nada pior, não é mesmo? Apesar de cômico, o vídeo da Old Spice, erra muito neste aspecto:
Tanto que produziram outro vídeo, de maneira bem humorada, para “justificar” o uso das dublagens:
Já em Parintins, região Norte do Brasil, acontece um caso famoso. A cidade é conhecida por sua forte cultura entre os bois Garantido (vermelho) e Caprichosos (azul). E para não se indispor com nenhuma torcida, marcas famosas – como Coca-Cola, Bradesco, Nestlé e Skol – criam produtos em ambas as cores nesta região.
A regionalização traz grandes oportunidades para as marcas se identificarem com o público. Em uma campanha segmentada por região, é importante desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing específica para cada mercado, utilizando os meios e a linguagem com maior aceitação. Isso sem perder as características centrais da marca.