Cada área profissional tem seus termos técnicos. E, na área de audiovisual, não poderia ser diferente. Alguns são comuns até no nosso dia dia. Já outros… Confira aqui alguns dos mais usados para gravar vídeos.
Briefing
O briefing é a passagem de informações e ideias que irão orientar o projeto do vídeo. Segundo a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), “um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário”. Ele deve ter todas informações relevantes, sem dados desnecessários. Alguns dados essenciais são: público-alvo, orçamento, tempo do vídeo, obrigatoriedades e referências.
Diária
A locação de equipamentos e os profissionais são cobrados por diárias. E a quantidade de horas diárias depende das condições de gravação: estúdio ou externa e se há necessidade de viagem ou não.
Casting
Casting é a seleção de pessoas para composição do elenco. Ele deve ser feito de acordo com as características do vídeo.
Trilha sonora
Trilha sonora, ou também soundtrack, é toda a parte sonora do vídeo, desde o plano de música, efeitos sonoros e até o diálogos.
Correção de cor
É o processo de correção e tratamento de cor, exposição e balanço de luz no vídeo. É uma atividade muito técnica e criativa ao mesmo tempo, já que envolve conceitos, técnicas, tendências e ferramentas adequadas. É uma etapa fundamental da edição, já que ela ajuda a destacar as personagens ou objetos, criar efeitos e emoções, além de aprimorar a experiência do espectador.
Storyboards
O storyboard faz parte da pré-produção e pode ser definido como o vídeo feito em cenas ou desenhos. Seus quadros sequenciais descrevem as cenas com os detalhes mais relevantes, como ângulo de câmera, figurino, iluminação, etc.
Montagem
A montagem, parte da edição e pós-produção, é responsável por selecionar e ordenar as cenas do vídeo – que podem ser gravadas com mais de uma câmera e em ordem cronológica diferente da ideal. É aqui também onde é decidido o ponto do corte, o eixo de movimento, alternância, aproximação e afastamento, e o ritmo que será dado à cena.
Finalização
A finalização faz a diferença entre um vídeo amador e um profissional. A finalização e a faz parte da pós-produção do vídeo e ocorre depois da edição. Aqui serão feitos os últimos ajustes, como transições, animações, grafismo, diagramação e detalhes para manter a estética e a linguagem uniformes. Depois desta etapa, o vídeo está pronto para ser rodado.
Animação 2D
A animação 2D é bidimensional (duas dimensões), ou seja, se move através de dois eixos: vertical e horizontal. Não possuem profundidade e são vistas de forma plana, em apenas um ângulo.
Animação 3D
Já a animação 3D, como o nome diz, possui três dimensões: vertical, horizontal e profundidade (frente e trás). O realismo é o seu principal diferencial, já como a imagem pode ser vista em qualquer ângulo e é possível visualizar a textura, sombra e forma.
Flat Design
Flat design, ou design plano (2D), é uma tendência minimalista na qual as ilustrações são feitas de forma simples e clara. Defendem que esta é uma forma mais rápida de transmitir a imagem, em comparação com as mais detalhadas. O flat design surgiu principalmente em logotipos e páginas web, mas também está presente em diversos vídeos de animação. Sua diferença para o 2D está na tipografia, cores e formas.
Motion Graphic
O motion graphic – também conhecido como motion design, design de animação ou ainda videografismo – é um recurso de design digital que dá movimento a elementos gráficos. Não deixa de ser um tipo de animação, mas difere dela por utilizar elementos visuais abstratos, grafismos e formas para comunicação, que não precisam necessariamente se apresentar em forma de narrativa.
Resolução Full HD
A resolução Full HD representa a resolução de 1920×1080 pixels, ou 2 milhões de pixels. Embora presente em grande parte dos televisores e blu-ray, é considerada uma resolução ultrapassada pela 4k e 8k.
Resolução 4K
A resolução 4K, ou ultra HD (UHD), apresenta a combinação de 3840×2160 pixels. Sua
resolução de vídeo quatro vezes melhor que a Full HD. Grande parte dos materiais audiovisuais de hoje são realizados em 4k. Inclusive nós da 8 Milímetros só produzimos materiais com esta resolução. Além da qualidade, a maioria dos aparelhos tecnológicos já suportam esta resolução.