Tendências do marketing digital 2019
2018 foi um ano em que muita promessa em marketing digital foi cumprida.
O Facebook atingiu 127.000.000 de brasileiros. O YouTube superou a audiência de 90% dos canais abertos de TV. O Instagram Stories passou o Snapchat, que já tinha passado todos os canais abertos de TV em termos de tempo gasto e mudou a forma de consumir vídeos, que agora estão muito mais interativos e autênticos.
Os planos de internet móvel ganharam escala e os preços caíram, permitindo que muito mais pessoas, hoje mais de 139.000.000de brasileiros, pudessem ter acesso à internet.
Vimos também um aumento da demanda por vídeos e vídeos no celular – que foram a grande tendência concretizada do ano passado e que todo marqueteiro teve que se virar para acompanhar: digital, vídeo e móvel.
Houve também um crescimento não imaginado das OTTs, conteúdos que passam em uma TV que não TV aberta ou fechada e sim, conteúdos da internet por streaming ou outros, como o YouTube e, principalmente, o NetFlix. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 30% da população já possui um ou mais serviços de streaming assinados.
Com esse cenário que 2018 nos entregou, em 2019 é hora de dar um passo a frente com algumas tendências que também se manifestaram pelo mundo e vão chegar com certeza.
A era da assistência
As empresas ainda precisam vender seus produtos para quem busca especificamente por aquele produto. Mas uma oportunidade que nem todo mundo viu foi o número de pessoas dando um passo antes e pedido ajuda.
Por exemplo, você administra o marketing de um hotel em Belém, no Pará. A busca que mais te gera resultado é: hotel em Belém. E muitos de seus concorrentes também compram palavras como essa. A concorrência é alta e muita gente gasta muito pra conseguir um clique desse tipo.
O que ninguém está aproveitando é que, em muitos casos, antes das pessoas buscarem pelo termo “hotel em Belém”, muitas delas buscaram por termos como “o que fazer em Belém”, “passeios em Belém”.
As empresas só estão preocupadas em falar com essas pessoas no momento da compra, mas isso tem se saturado a cada dia. A ideia aqui é dar esse passo pra trás. Produzir conteúdo e apostar em buscas que são anteriores à busca do produto que você vende. É uma antecipação da necessidade.
Por exemplo, as buscas com o termo “melhor”, como “melhor hotel em Belém”, “melhores restaurantes em Belém”, cresceu mais de 60%; buscas com o termo “ideia”, como “ideias do que fazer em Belém”, crescerem mais de 55%. Esses são sinais claros de que as pessoas estão cada vez mais habituadas com as ferramentas de busca e querem respostas para suas dúvidas e não apenas produtos empurrados goela abaixo.
Uma forma prática de fazer isso é impactar pessoas que fizeram esse tipo de busca no Google, com vídeos de conteúdo relevante no YouTube e direcioná-las para seu site com esse conteúdo. A partir de lá, sim, você pode pensar em estratégias de venda de quartos de hotel, mas você deu um passo antes, entregou um conteúdo que ajudasse essas pessoas e, aí sim, ganhou a confiança delas para mostrar que o seu hotel é uma excelente alternativa.
Esse raciocínio vale para qualquer empresa e aproveitar essas oportunidades em 2019 certamente vão elevar muito suas chances de vender e conquistar mais espaço em territórios que ficam cada vez mais apertados pela concorrência.
Bases e listas
Uma vez que você impacta seu público-alvo com um vídeo no mundo digital, é possível ver em gráficos o percentual de visualização daquele vídeo.
Supondo que seu vídeo sobre o tal do hotel em Belém tenha 15 segundos de duração. É possível ver quantas pessoas assistiram a 5 segundos do seu vídeo, 10 segundos ou o vídeo completo, com 15 segundos. Também é possível ver quantas pessoas curtiram, comentaram ou compartilharam.
Cada um desses sinais permite que você crie listas nas plataformas como Facebook, Instagram e YouTube. Por exemplo, lista de pessoas que assistiram mais da metade do meu vídeo e podem ter um interesse maior no meu produto; lista de pessoas que assistiram meu vídeo completamente e podem ter muito interesse no meu produto; lista de pessoas que clicaram no meu site, que deram like ou compartilharam meu vídeo.
Tudo isso, logo depois de sua campanha de vídeos ter sido entregue, vai te dar um conjunto de listas enorme, com milhares de pessoas já filtradas com maior interesse em seus produtos. Aqui é hora de começar a pensar no sequenciamento de mensagens que vão ajudar a vender seus produtos.
Na prática: imagine que você faz um vídeo sobre melhores restaurantes em Belém e anuncia esse vídeo para todas as pessoas que fizeram esse tipo de busca ou que o Facebook detectou como potenciais interessados via algoritmo. Todas as pessoas que viram mais da metade do vídeo podem ter um interesse mais avançado no seu hotel. Aí é hora de reimpactar essas pessoas com anúncios específicos sobre o hotel. Se as pessoas assistiram a mais da metade do seu vídeo específico sobre o hotel, é hora de reimpactar novamente com um post com promoções e descontos, por exemplo.
Esse fluxo, claro, é bem simplista, mas o conceito é esse. Captar pessoas com interesses mesmo que elas não tenham clicado em seu site, só de terem visto seus vídeos, dado likes e comentários, sinais que não dependem do clique em si.
Tirar proveito disso já te coloca na frente de 80% da indústria de comunicação e mídia do Brasil! ;p
Big Data
Já era uma tendência em 2018, permanece fortíssima para 2019. São as decisões baseadas em dados. Tudo o que é feito hoje gera informação e se você não está coletando e trabalhando com inteligência com toda essa informação, está perdendo uma fonte valiosíssima de oportunidades para seu negócio.
Hoje, é fundamental integrar com tecnologia todas as suas bases de dados. Por exemplo, é possível exibir um anúncio de uma nova linha de roupas de esportes apenas para as pessoas que já compraram alguma roupa de esportes da sua empresa, evitando gastar dinheiro com quem você não sabe que terá interesse nessa nova linha.
E, mais adiante, é possível, no Facebook e no Instagram, por exemplo, localizar pessoas que tem interesses parecidos com aquelas que compraram roupas de esportes. Isso aumenta muito suas chances de vender e diminuem muito os custos com marketing digital.
Produção de conteúdo em vídeo
Perceberam que muitas das novas tendências passam, de alguma forma, por conteúdo e vídeo? Claro que há muito mais tendências em outras áreas, mas com essas certamente seus negócios sairão na frente de seus concorrentes. E produzir conteúdo não significa apenas fazer vídeos sobre qualquer coisa.
É fundamental pensar no tipo de conteúdo. Falar do seu produto e serviço em vídeo é básico e deve ser feito o quanto antes, mas 2019 é o ano para ampliar o escopo e produzir vídeos que ajudem as pessoas a tomarem melhores decisões sobre produtos ou serviços.
E, tão fundamental quanto o conteúdo do vídeo em si é a qualidade com que esse vídeo será produzido. Como já levantamos essa bola aqui no blog algumas vezes, a qualidade do vídeo está diretamente relacionada ao resultado que ele vai ter. Boas técnicas no uso das câmeras, composição de cenário, fotografia do vídeo, captação de áudio, cada detalhe pode fazer uma grande diferença.
E se você precisa e já está pensando em fazer a diferença com vídeos em 2019, vamos tomar um café! 🙂