Streaming de música e filmes: quantos brasileiros pagam por esses serviços?
Quem não ama assistir a filmes e séries e ouvir música? Em casa, no ônibus, na fila do banco… Esse tipo de entretenimento por streaming chegou com tudo e dominou as telas e telinhas ao nosso redor, fazendo tanto parte do nosso dia a dia que é inimaginável ficar sem eles, assim como já foi com as novelas um dia.
A facilidade de ter acesso a essa infinidade de conteúdo no celular, disponível onde quer que a gente esteja e a apenas um toque de distância, democratizou o consumo. E se você gosta desse tipo de entretenimento, vai ficar curioso em saber alguns dados de uma pesquisa recente feita pelo Panorama Mobile Time/Opinion.
A pesquisa avaliou o uso de aplicativos de celular no Brasil e constatou que 38% dos entrevistados pagam para assistir filmes e séries no dispositivo. E você adivinha qual o app de streaming mais usado para isso? Não é difícil de acertar, né? Disparada na liderança, Netflix, com 92%. Amazon Prime, Globo Play e Telecine foram citados por apenas 1% dos entrevistados.
Falando sobre música, o percentual de usuários com smartphone que assinam algum app de streaming cai para 20%. Ficou chocado com esse número baixo? São dois os motivos que podem explicar essa diferença: o primeiro é que os serviços de música oferecem a opção gratuita, onde o usuário não paga pelo serviço em troca de ouvir publicidade, e a Netflix, por exemplo, não oferece essa possibilidade.
Outra razão é que algumas operadoras de celular incluem aplicativos de música dentro do plano contratado, então os usuários não consideram que estão pagando, efetivamente, por aquilo. O fato de que a proporção de assinantes de streaming de música é maior nas classes A e B comprova essa teoria. E quem você acha que são os maiores aplicativos de música mais acessados pelos brasileiros? Se respondeu Spotify e Deezer, acertou.
Quais são os seus aplicativos de streaming favoritos? São os mais populares citados no texto ou tem algum que só você conhece? Conta pra gente!