Seu vídeo está adequado ao seu cliente?


Seu vídeo está adequado ao seu cliente?

Não é de hoje que falamos na importância dos vídeos para uma boa estratégia de marketing digital. Mas será que qualquer tipo de vídeo funciona para todos os tipos de público? O meio onde o usuário está influencia no tipo de vídeo?

Listamos abaixo os principais tipos de público separados pelo tipo de plataforma onde mais estão presentes. Será que seu vídeo está realmente adequado à plataforma e ao perfil de público?

O público da rede social

Quantas pessoas você conhece que não tem nenhuma conta em nenhuma rede social? Pouquíssimas, certo? E não é só impressão sua. De fato, cerca de 70% da população mundial possui um perfil em alguma rede.

E o que isso quer dizer para quem pensa em possíveis estratégias de marketing? Que, muito provavelmente, seu público-alvo também está por lá, e que você deve marcar presença para poder conversar com ele.

Mas será que um mesmo vídeo vale para todas as redes sociais? O que funciona no LinkedIn, também vai dar certo no Tik Tok? Um vídeo que performa legal no Facebook vai ter o mesmo resultado no Instagram?

Provavelmente, não. Cada rede social tem um perfil de comportamento do usuário, uso em diferentes momentos do dia, tempo de navegação diferente e diversas outras particularidades. Além disso, cada plataforma aceita (ou incentiva) um formato específico de vídeo, e o algoritmo faz questão de priorizar os formatos mais amigáveis na hora de exibir seu vídeo no feed. Temos um texto que fala sobre a duração ideal de um vídeo em cada plataforma. Vale à pena conferir!

Para saber mais sobre o assunto, leia esse texto onde demos ideias para anúncios em vídeo em plataformas digitais, com algumas dicas gerais que podem ser bem úteis para você! Se você quiser se aprofundar nas principais redes sociais,  também temos inúmeros textos sobre isso. Indicamos alguns para você começar:

O público da informação

Muita gente gosta de estar na internet para se atualizar das últimas notícias, se informas sobre os principais assuntos e aprender coisas diferentes. E essas pessoas estão em outros lugares além das redes sociais. Por que você não cria uma página própria do seu negócio? Um site ou blog que reúna um conteúdo mais aprofundado sobre o seu mercado, produto/ serviço e outras informações relevantes, que seu público gostaria de ver?

Os vídeos, além de deixar o conteúdo muito mais rico, são responsáveis por atrair ainda mais visitantes à sua página. Inclusive, eles são grandes aliados na estratégia de link building, como falamos nesse texto.

O público do WhatsApp

Quem não está no WhatsApp? A plataforma de troca de mensagens se popularizou no Brasil nos últimos anos e facilitou não só o contato entre amigos e parentes (alô, mensagens de “bom dia” enviadas aos montes nos grupos da família!) e equipes de trabalho, mas também entre empresas e clientes.

Colocar o WhatsApp na sua estratégia de marketing pode ser uma excelente ideia. E os vídeos são um tipo de conteúdo facilmente consumido e compartilhado entre as pessoas, pois já é algo que acontece organicamente no aplicativo. Por que não tirar proveito disso e produzir os vídeos do seu negócio nesse ambiente?

Esse é um exemplo de vídeo produzido exclusivamente para WhatsApp, onde a comunicação direta e com tom mais informal funciona perfeitamente:

 

Temos um post super completo com dicas de marketing no WhatsApp que podem te ajudar a montar a sua estratégia!

O público do e-mail

Há quem diz que o e-mail vai morrer. Com a criação de tantas outras plataformas de comunicação, a mais antiga forma de troca de mensagens pode realmente ter seus dias contados. Mas ainda não é o momento de dar adeus aos e-mails – muito pelo contrário. Os e-mails continuam fazendo parte do dia a dia de pessoas e empresas, e estar presente com uma campanha de e-mail marketing com vídeos é uma boa pedida para conversar com seu público-alvo.

Segundo a TrendReport, colocar a palavra “vídeo” no assunto aumenta a taxa de clique e abertura em até 13%. Mas de nada adianta chamar a atenção no assunto se, ao clicar no e-mail, o usuário encontra apenas um link que vai levá-lo ao vídeo em outro lugar. O vídeo deve estar embedado no corpo do e-mail para ter sucesso. A Vidyard aponta que campanhas com vídeos têm uma taxa de cliques 54% maior do que as sem vídeo.

Achou interessante? Fizemos um texto com 5 motivos e 5 dicas para criar vídeos para e-mail marketing para te convencer de vez!

 

Como você está pensando em criar vídeos para falar com seus clientes de forma mais assertiva?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.