O ler o título, seria fácil acreditar ser uma notícia vinda da década de 60, durante a Guerra Fria e a corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos.
Mas não é, caro leitor!
A nave espacial Soyuz MS-18 decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 5 de outubro de 2021, e retornou depois de 12 dias, aterrissando no mesmo país em 17 de outubro.
O foguete levou a dupla Yulia Peresild e Klim Shipenko, respectivamente, atriz e diretor do primeiro filme de ficção a ser gravado no espaço, além do astronauta Anton Shkaplerov, que já tem três missões espaciais no currículo.
O título provisório do longa é “O Desafio”, e as gravações continuarão a acontecer aqui na Terra. O filme vai contar a história de uma cirurgiã a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) que deve salvar um astronauta.
De acordo com a atriz, de 37 anos, antes de embarcar nessa viagem, aa preparação “foi psicológica, física e moralmente difícil. Mas acho que assim que atingirmos a meta, tudo isso não parecerá tão difícil e vamos lembrar com um sorriso”. Depois de voltar à Terra, em entrevista a um canal de televisão russo,Yulia disse que “parecia que 12 dias seria muito, mas quando acabou, eu não queria ir embora. É uma experiência única”.